Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Biografia de Ricardo Becker Maçaneiro

Nasci em Blumenau em 14 de janeiro de 1988.
Meus pais são Edilson Maçaneiro (1966) e iriamar Beatriz Becker (1970). Eles se separaram em 1994.
Minha mãe se casou de novo com Luiz Rodrigues Schaefer e com ele teve meus irmãos Gabriel Luiz (1995) e Ana Beatriz (1999).
Meus avós maternos são Siegfried Becker (1923-1996) e Renate Lüders Becker (1929-2006).
Meus avós paternos são Erico Maçaneiro (1938) e Marfisa Maçaneiro (1942).
Morei com meus pais de 1988 a 1994 na rua 2 de setembro, bairro Itoupava Norte, Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Santuário desde 1997).
Fui batizado em 1º de maio de 1988, na Matriz Santo Antônio, bairro Garcia pelo Monsenhor Irineu Lückmann, pároco.
De dezembro de 1994 a janeiro de 1996 morei com meus avos paternos em Rio do Sul.
Em 1996 voltei a morar com minha mãe, por pouco tempo, até logo depois da morte do meu avô, opa Siegfried. Desde então morei com meu pai.
Em fins de 1998, ao ler na edição de 4-11-1998 da revista Veja a história do Padre Marcelo Rossi, senti o Senhor chamar-me ao sacerdócio, mas resolvi esperar e amadurecer a ideia.
Dia 17 de setembro de 1999 fiz minha 1ª Comunhão, presidida pelo Padre Wilson Moraes, pároco.
Até dezembro de 2001 em Blumenau nos bairros Itoupava Central e Fortaleza, Paróquia São francisco de Assis.
De dezembro de 2001 à outubro de 2003 moramos em Balneário Camboriú, Paróquia Santa Inês.
Nesta paróquia recebi de Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger scj o sacramento da Crisma em 19 de outubro de 2002.
Nesta paróquia desenvolvi a missão de não ser mais um católico que nada faz pela Igreja. Pelo contrário, muito trabalhei pela paróquia em diversos trabalhos:Pastoral vocacional (onde discerni minha vocação), Catequese, Grupo de jovens Emanuel (da Renovação Carismática Católica), Grupo de jovens SDJ-Somos de Jesus (da Pastoral da Juventude), Coroinhas , Legião de Maria, Pastoral dos Ministérios, Liturgia, Grupo de Cantos da Catequese, Grupo de Cantos Sagrada Família, entre muitas outras coisas.
O tetrènio 2002-2005 foi um período de muitas graças!
Em 19 de fevereiro de 2006 ingressei no Seminário Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, do clero diocesano da Arquidiocesede Florianópolis, no Bairro Azambuja em Brusque. Foi um período muito bom! Pude conhecer bem a realidade de Azambuja com o seu complexo que congrega o Santuário Nossa senhora de Azambuja (o mais antigo de Santa Catarina, criado em 1905), o Hospital Cônsul Carlos Renaux, o Asilo Nossa Senhora de Caravaggio, o Seminário Nossa Senhora de Lourdes, a Gruta, o Morro do Rosário e o Museu Dom Joaquim
Nos dias 2 e 5 de junho peri duas pessoas muito queridas: Monsenhor Valentim Loch (um santo!) e a oma Renata.
Em 2007 iniciei o curso de Filosofia na Faculdade são Luiz em Brusque e realizei trabalhos pastorais na Paróquia São Virgílio em Nova Trento. Em julho daquele ano deixei o Seminário.
De dezembro de 2007 à fevereiro de 2008 trabalhei como Promotor de Vendas da Vonpar Coca-Cola.
de 17 demarço de 2008 à 10 de janeiro de 2011 trabalhei como Operador de Caixa do Supermercado Compre Fort (desde janeiro de 2010 recebe o nome de Fort Atacadista).
Conhecendo desde 2002, com Dom Murilo, a espiritualidade dehoniana e com testemunhos de vida de padres como Zezinho (José Fernandes de Oliveira), Joãozinho (João Carlos Almeida) e Silvano João da Costa além de colegas seminaristas dehonianos, como o (hoje Frater) Aldo Lisboa, depois de muito orar, meditar e pesquisar, em outubro de 2010 fiz estágio para entrar no Seminário São José em Rio Negrinho, desta Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, fundada em 1878 pelo francês Padre Jean León Gustave Dehon (1843-1925).
E de fato, nele ingressei no dia 13 de fevereiro de 2011 e desde então tenho me sentido muito bem e muito realizado nesta missão de "ir ao povo".
Desde março junto com o colega èlcio Krainski tenho também realizado trabalho pastoral na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Oxford em São Bento do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário