Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Dez anos de Vida Pastoral

Neste ano de 2012 eu comemoro dez anos de vida pastoral e dez anos da minha crisma, momento que me abriu de uma vez por todas à vida na Igreja. Então a seguir conto alguma coisa de como esta história começou se desenrolou na paróquia Santa Inês de Balneário Camboriú.

Eu havia me mudado de Blumenau para Balneário Camboriú em dezembro de 2001. Em janeiro de 2002, por acaso, dei de frente com a Igreja Matriz Santa Inês, mas estava fechada. Dias depois entrei nela pela primeira vez. Achei-a diferente, pois era redonda e tinha formato interno de ostensório, com o presbitério sendo a luneta e o apoio deste ostensório e assembleia os raios.
Foi naprimeira terça-feira de fevereiro de 2002 que participei pela primeira vez de uma missa naquela igreja. E esta missa mudou tudo na minha vida.
Missa bem celebrada pelo inconfundível Frei Felipe Schneider ofm com seu vozeirão e jeito afável, por vezes brincalhão. Ali ,frei Felipe me conquistou. A parte musical bem interpretada por Marcos e Mauro Pereira também marcou aquela missa. E ainda era uma missa celebrada em memória de Santo Antônio-meu patrono principal. E todas as terças-feiras se celebram estas missas na nobre paróquia.
E essa missa, celebrada as 17h foi tão boa que resolvi voltar para a próxima as 19h. Presidida pelo pároco, Frei Tarcísio José Schuch ofm, não foi de longe boa como a anterior, mesmo assim naquela semana fui a missa todos os dias às 17 e conheci também o querido Frei Eliseu Tembosi ofm.
Naqueles dias...eu comecei um primeiro trabalho pastoral informal: precebi que os folhetos de canto sempre ficavam nos bancos após as missas. De fato, não havia caixa para colocá-los em cada porta. Qual surpresa tive pouco tempo depois quando vi que haviam sido colocadas caixas de madeira em cada porta para os folhetos...
Logo depois comecei meu último ano de catequese, Crisma 2 com dona Janete... E como eu gostava da catequese-de fato eu era um dos poucos que participava com gosto daqueles encontros.
Participei um tempo do grupo de cantos do Marcos depois me ausentei  e voltaria depois.
Dia inesquecível foi o da minha crisma, por Dom Murilo Sebatião Ramos Krieger scj, Arcebispo de Florianópolis em 19 de outubro às 16h.
Em fevereiro de 2003 me tornei catequista sendo auxiliar em várias turmas até o fim de 2004.
Em abril comecei o trabalho no qual eu seria mais lembrado:coroinha,sendo turiferário principal em breve. No fim daquele ano assumiria a coordenação provisoriamente e no biênio seguinte eu seria vice-coordenador.
No fim de 2003 me tornei secretário do Grupo de Jovens Somos De Jesus-SDJ, no qual fui muito felizaté fins de 2005.
Ainda em 2003 cantei aos domigos nas missas das 8h30 com o Grupo Sagrada Família.
Entre 2004 e 2005 2004 participei da Legião de Maria no Praesidium Arca da Alinça do qual fui secretário.
Em 2003 e 2004 interpretei-com muito gosto-o apóstolo João na encenação da Paixão de Cristo na Praça Almirante Tamandaré.
Foram quatro anos de muito trabalho e muitas alegrias. Seria impossível fazer isto transparecer nestas linhas, mas sei que combati o bom combate.
Em outubro de 2005 me mudei para Navegantes, mas continuei ligado à Paróquia Santa inês até julho de 2007, no período em que estive em Brusque no Seminário Nossa Senhora de Lourdes.
Passados dez anos algumas coisas mudaram, principalmente a igreja, que foi reformada e perdeu algumas de suas características.
Dia 13 de janeiro de 2012, sexta-feira, véspera do meu aniversário eu fiz questão de participar de uma missa na minha querida matriz, presidida pelo atual pároco, Frei ladi Antoniazzi ofm, para agredecer pelo meu aniversário e por estes dez anos de vida pastoral. Tal qual a primeria, sem alarde, no silêncio interior. Só comuniquei o fato a algumas pessoas, entre elas a querida dona Ana, há muito a frente da Pia União de Santo Antônio, que distribui os pãezinhos de Santo Antônio nas missas de terça-feira, como aquela primeira.
Deus é bom, Deus é amor. Eterna é sua misericórdia.
A ele louvem todos os povos.


Fotos recentes da Igreja Santa Inês:





Era assim:

Mais fotos no artigo:
http://ricardobmscj.blogspot.com/2011/07/igreja-matriz-santa-ines-balneario.html

Um comentário:

  1. Realmente as Missas celebradas pelo Santo Frade Frei Felipe Schneider são inesqueciveis assim como seu jeito repleto de carinho com todos. deixou muitíssima saudade em todos de minha cidade de Olho Dágua das Cunhãs MA, espero um dia reencontrar ainda esse grande Homem de Deus.

    ResponderExcluir