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DOM JOAQUIM DOMINGUES DE OLIVEIRA
31 de maio de 2014 marca o centenário da ordenação episcopal de dom Joaquim Domingues de Oliveira, Bispo e Arcebispo de Florianópolis, nome mais importante da história de Azambuja. E 7 de setembro marca o centenário de sua posse como, então, bispo de Florianópolis
4 de dezembro de 1878: Nascimento em Vila Nova de Gaia, Portugal.
1882 (?) : Vinda da Família Oliveira para a cidade de São Paulo, Brasil.
1898: Ingresso no Seminário Episcopal de São Paulo.
21 de dezembro de 1901: Ordenação Presbiteral na Capela da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
1905: Doutorado em Direito Canônico em Roma.
1907: Retorno a São Paulo.
2 de abril de 1914: Nomeação para o Bispado de Florianópolis.
31 de maio de 1914: Ordenação Episcopal na Capela do Colégio Pio Latino-Americano.
7 de setembro de 1914: Posse como Bispo de Florianópolis.
1922: Reforma e ampliação da Catedral de Florianópolis.
1923: Construção do novo Paço Episcopal de Florianópolis.
17 de janeiro de 1927: promoção à Arcebispo de Florianópolis.
11 de fevereiro de 1927: criação do Seminário Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes em Florianópolis, depois transferido para Azambuja-Brusque.
1939: Realização do I Congresso Eucarístico Estadual Catarinense em Florianópolis.
1944: Nomeado Conde Romano pelo Papa Pio XII.
1955: participação no XXXVI Congresso Eucarístico Internacional no Rio de Janeiro.
1957: Recebe como Arcebispo Coadjutor Dom Frei Felício Cezar da Cunha Vasconcelos.
3 de agosto de 1960: inauguração do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim de Brusque.
1962: Participação na I Sessão do Concílio Vaticano II.
7 de setembro de 1964: comemoração do áureo jubileu episcopal tendo como ponto alto a inauguração do novo prédio do Seminário de Azambuja em Brusque.
31 de dezembro de 1965: Posse do Administrador Apostólico da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Afonso Niehues. Dom Joaquim mantém o título de metropolita, mas, deixa de administrar o governo da arquidiocese.
1967: Eleição para a Cadeira Nº 22 da Academia Catarinense de Letras.
18 de maio de 1967: Morte no Hospital de Caridade de Florianópolis em decorrência de uma pneumonia.
88,5 anos de vida; 65,4 anos de sacerdócio; 53 anos de episcopado
Azambuja 1928
Azambuja 1931
Azambuja 1930
Azambuja 1945, ordenação presbiteral do Padre Valentim Loch
Brusque, Convento SCJ, Exposição dos 75 anos da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus
Ordenação episcopal de Dom Afonso Niehues, Azambuja, 1959
Votos de uma religiosa em 1959
Centenário de Brusque, 4 de agosto de 1960:
Sessão solene da Federação Nacional da Indústria e Federação das Indústrias do Estado
Inauguração do Colégio Dom João Becker
Inauguração do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim
Dom Joaquim Domingues de Oliveira, Arcebispo de Florianópolis. Inauguração do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim com o Governador Heriberto Hülse e esposa
Dom Joaquim Domingues de Oliveira, Arcebispo de Florianópolis no Cine Teatro Real na Sessão Solene comemorativa da Câmara de Vereadores
Dom Joaquim Domingues de Oliveira, Arcebispo de Florianópolis no Solene Pontifical na Igreja Matriz São Luiz
Concílio Vaticano II, 1962
Inauguração do novo prédio do Seminário de Azambuja no Áureo Jubileu Episcopal, 7 de setembro de 1964
1965, Posse de Dom Afonso em Florianópolis
Dom Joaquim é o nome que praticamente se confunde com o da Diocese e depois Arquidiocese de Florianópolis.
Dom Joaquim Domingues de Oliveira (Vila Nova de Gaia, 4 de dezembro de 1878 — Florianópolis, 18 de maio de 1967) foi um bispo católico luso-brasileiro.
Filho do capitão Joaquim Domingues de Oliveira Belleza e de Joaquina da Silva Mota. Seu nome completo deve ter sido igual ao do pai, mas teria suprimido o último sobrenome por achar que "não ficava bem o sobrenome Belleza para um religioso...".
Veio ainda menino com sua família para o Brasil, para a cidade de São Paulo. Completou seus estudos primários em escolas públicas; o secundário fez no Liceu Coração de Jesus, onde teria despertada sua vocação religiosa.
Fez os exames preparatórios na Faculdade de Direito de São Paulo e matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, mais para agradar ao pai. Mas, antes de iniciar o curso, matriculou-se no Seminário Episcopal de São Paulo em 1898.
Em 21 de dezembro de 1901 foi ordenado sacerdote. No dia seguinte celebrou sua primeira missa na Capela da Beneficência Portuguesa.
No ano seguinte à sua ordenação, foi nomeado professor do Seminário Diocesano e capelão da Capela de São João Batista. Em 8 de outubro de 1905, aconselhado pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, foi à Roma para concluir seus estudos de Direito Canônico.
Volta a São Paulo depois de 1907, após ter recebido o título de "Doctor sive magister" em Direito Canônico.
Foi nomeado bispo em 2 de abril de 1914 e empossado em 7 de setembro do mesmo ano, para a então diocese de Florianópolis, elevada a Arquidiocese de Florianópolis em 17 de janeiro de 1927, tendo sido seu primeiro arcebispo.
Foi pastor do rebanho 1914 a 1967. Encontrou um Estado catarinense rural e viu-o paulatinamente se industrializar. Entravam e saíam governantes, entravam e saíam Vigários, o povo crescia e morria, e Dom Joaquim continuava. Acolheu seminaristas que depois ordenou sacerdotes, bispos, viu-os envelhecendo, morrendo, e o Pastor continuava a “presidir com solicitude”, seu lema Episcopal.
Encontrou uma Diocese nascente, viu nascerem as Dioceses de Joinville, Lages, Chapecó, Tubarão, para cuja criação deu os passos exigidos e viu a Diocese ser Arquidiocese em 1927. Criou Paróquias, desativou outras, aumentou consideravelmente o número de Capelas que viu serem fundadas, crescerem e serem elevadas a Paróquias. E o Pastor continuava.
Foram 53 anos de ininterrupto pastoreio à frente da grei que conhecia como a mãe conhece os filhos. Deu-lhe o ensinamento, o caminho a seguir e, para sua surpresa, viu que caminhava adiante, fugindo das lições aprendidas. É que os tempos avançavam, a História não parava e, quem sabe, o Pastor não conseguira acompanhar as ovelhas nas novas estradas.
E faleceu, a 18 de maio de maio de 1967, Dom Joaquim Domingos de Oliveira, sepultado na Igreja Catedral que reformara em 1922, para os festejos do Centenário da Independência, Igreja-Mãe onde por mais de meio século presidiu a Eucaristia, ministrou a Crisma, proferiu inúmeros sermões, carinhosamente preparados, estudados, no mais lídimo português barroco. Sermões antes pesquisados, meditados, esquematizados, depois datilografados na sua velha máquina de escrever, de pé mesmo, daquela sua grande altura sacerdotal, intelectual, pastoral, mas pequena fisicamente. De pé mesmo, para não se cansar na cadeira, para não ficar corcunda. Sempre erguido fisicamente, desconheceu doenças. Mantendo uma saúde invejável à custa de exercícios físicos, encostado à parede, capinando a pequena horta e belo jardim , diariamente espanando aquele Palácio que era a sua residência familiar, sempre vestido com um avental agora guardado no Museu de Azambuja, que inaugurara em 1960, avental sobreposto às vestes episcopais, “monitum et praesidium do Bispo”, assim corno a batina era o “sinal e a proteção” do padre, que nunca deveria abandoná-la, como que identificando-a com o próprio sacerdócio. Vestes episcopais solenes, mas pobres, cobrindo calças, camisas e meias remendadas, vestes vistosas mas humildes, velhas, ciosamente conservadas assim como conservara o patrimônio religioso e cultural de sua Igreja, ela, a única porta e casa de salvação para a humanidade, resposta única e imutável para todos os problemas da humanidade.
Uma vida pela Igreja
Vestes e aparências solenes que encobriam extrema pobreza, que ignorava a inflação, que não sabia mais o custo das coisas, mantidas com frugais refeições, costumes sóbrios. Solenidade que podia dar a aparência de ostentação, de riqueza, num homem que morreu praticamente sem nada, num Palácio solene, mas com ameaças à própria segurança, que dormia com uma mesa cobrindo a cama, ameaçada por pedaços de estuque que caíam do solene teto. Uma riqueza presumida, mas resumida a alguns velhos cruzeiros, e velhas notas provisórias vencidas.
Uma solenidade que se manifestava na exigência inconteste de respeito, de honra primeira e
total à autoridade eclesiástica, sem concorrente no mundo político. Tudo num homem que considerava o Episcopado abaixo apenas da Maternidade divina de Maria e da Encarnação do Verbo: “Deve o Bispo ser pobre, mas que haja toda uma realidade exterior para engrandecer-lhe a honra e o poder.”
Os que foram aos seus funerais, coroados solenemente pelos acordes infinitas vezes ouvidos do “De cristãos esta Coorte”, o Hino da “sua” Arquidiocese, recordaram aquela figura baixinha - mas exigente e intransigente, que por 53 anos transpusera os limites da Capital para as Visitas Pastorais, primeiro a todo o Estado, depois ao território de sua Arquidiocese. Andou a cavalo, de charrete, de barco, de automóvel, de avião. Milhares de quilômetros percorridos para visitar o rebanho, para ministrar-lhe a Crisma, dar-lhe a Eucaristia, proferir-lhe o Sermão, já levado pronto. Sermão tão importante e tão acariciado que não hesitou mandar o motorista retornar de Angelina à Capital para apanhá-lo. Era aquele o Sermão que deveria proferir, sem ser possível outro, sem poder improvisar. Pregar era missão por demais séria para um Arcebispo improvisar. Nem todos - talvez a maioria – conseguiam compreendê-lo. Era uma linguagem muito alta para um rebanho tão humilde! Era, porém, a doutrina da Igreja, explicação da Escritura tão prezada nos infatigáveis e contínuos estudos.
Ação e vigilância pastorais
As Visitas Pastorais: epopéia, sempre nova, mesmo que repetida ao longo de meio século. A conversa com o povo, a visita aos Livros Paroquiais, a inspeção na administração, olhando, sem transigir em nada do lhe que parecia transgressão à Lei da Igreja. Conselhos ao povo e ao Vigário.
Nada permitia que escapasse ao seu controle, mesmo sabendo que isso acontecia. Podia-se recordar sua exigência de respeito ao patrimônio eclesiástico, de respeito à língua vernácula, de nacionalismo alegre e cooperador, que tantas confusões lhe arrumara com os Padres alemães e italianos, com os imigrantes e seus descendentes, que às vezes se esqueciam de que estavam no Brasil e que deveriam ser brasileiros, começando pela língua e pelo aprendizado do Hino nacional. Como sofrera daquela vez, numa Capela do Sul, quando as crianças lhe cantaram, no dia 7 de setembro, o Hino da Itália, e lhe declamaram versos em italiano com “Viva il Re d’Itália!”. Dom Joaquim assumira plenamente a nacionalização, necessária sim, mas conduzida por meios talvez nem sempre humanamente compreensíveis: por esta “nacionalização” não hesitou em depor todos os diretores estrangeiros de Escolas e Colégios religiosos, em 1917. Não poupara controvérsias, e mesmo intrigas, com os padres alemães e italianos, que para cá vieram como novos Apóstolos.
Mas ali estava o velho Arcebispo, ali estava o jovem rebanho. Participando de uma Igreja arquidiocesana que organizara em três sínodos Diocesanos (1919, 1925, 1951) que tinham, os primeiros, a finalidade de reestruturar a pastoral de acordo com o novo Código publicado em 1917. O terceiro fazia parte das solenes comemorações dos seus 50 anos de sacerdócio. Um sacerdócio que frutificara, que se multiplicara. Para sua formação fundara dois seminários: em 1927 o de Azambuja e em 1941 o de São Ludgero.
Azambuja dele recebe todo o carinho, foi a sua obra mais importante. Uma Azambuja que não se restringe ao Seminário: é o Hospital (que recebeu novo prédio), é o Santuário (novo e imponente), é a Gruta, o Morro do Rosário, o Almoxarifado, o Asilo, a Fazenda, é o novo Seminário que ele inaugurou em 1964, no 7 de setembro que celebrava os 50 anos da posse em Florianópolis.
Um Seminário que conduz no maior rigor e seriedade. Uma casa cuja pedagogia não conhecia panos quentes, tergiversações. A Igreja existia há dois mil anos: não precisava perguntar a ninguém se devia mudar. Tudo já estava estabelecido. Bastava ler, para conhecer os caminhos. O seminarista era preparado para ser homem de Igreja. Longe os ares da renovação conciliar.
Um homem fiel e apegado ao passado
O Concílio do Vaticano II (1962-1965): participou da primeira sessão de 1962. Não retornaria. Escandalizava-o a discussão. Achava até blasfêmia o questionamento de afirmações que ele aprendera e repetira, na prática eclesiástica, por cinqüenta anos. Chegou a pensar que o tinha ultrapassado.
Velho, mas não cansado, precisava o povo que ele recebesse um auxiliar, o que ele pensava ser desnecessário. Mas vem, primeiramente, Dom Felício César da Cunha Vasconcellos OFM, em 1957. Não lhe foi fácil ser ajudado, ele, o Pastor incansável no trabalho. Não lhe era compreensível alguma coisa ser decidida fora dele, acostumado a tudo centralizar. Mas aceitou. Também ele deveria praticar a obediência que sempre exigia como a grande virtude do cristão. O Coadjutor preferiu residir no Convento Santo Antônio e ali recebia os padres e se dispunha a pregar missões. Era um grande orador sacro.
Dom Felício foi transferido para Ribeirão Preto em 1965, nomeado arcebispo metropolitano e ali faleceu em 1972, com fama de santidade.
Dom Joaquim acha que pode continuar sozinho, pois a doença não o atingia. Assim não pensam a Santa Sé e o Clero, ansioso este por uma urgente renovação nos moldes pedidos pelo Concílio. Muita coisa tem que ser feita longe do Arcebispo. Experiências são realizadas a partir do Estreito, longe da Ilha onde habitava o Arcebispo, ilhado ele mesmo num mundo que não mais existia, num mundo novo que desconhecia. Era o mundo da JOC, da JEC, da JUC, da Ação Católica, que ele abominava na suspeita do comunismo infiltrando-se por qualquer fresta que o Pastor, num momento de distração, pudesse deixar surgir. Presidir com solicitude era também estar atento para que nenhuma mudança acontecesse.
Mas, a arquidiocese precisava de alguém que o ajudasse na renovação. E este veio na pessoa de Dom Afonso Niehues, que em 1927 ele acolhera no recém-fundado Seminário de Azambuja, que em 1959 sagrou Bispo Coadjutor de Lages. Dom Joaquim aceitou, mas com dor. O velho Arcebispo não se dava conta de que envelhecera no tempo, na história, no físico.
A chegada de Dom Afonso e o adeus do Pastor
Memorável o 30 de dezembro de 1965: Dom Joaquim entrega o Governo efetivo da Diocese a Dom Afonso, Arcebispo Coadjutor e Administrador Apostólico “sede plena”. Praticamente mantinha o título. No Ginásio “Charles Edgard Moritz”, lotado pelo Clero, Religiosas, Autoridades e o Povo, fez um minucioso relato de seus já 51 anos de pastoreio. Enumera as obras pastorais, administrativas, materiais. Um grande elenco a demonstrar o infatigável empenho com que desenvolveu o ministério episcopal, assumido de coração no dia 26 de março de 1914, dia de sua eleição.
Neste momento Dom Joaquim recordou a singela cerimônia de ordenação episcopal na Capela do Pio Latino, em Roma, no longínquo 31 de maio de 1914. Na mesma Cidade Eterna onde cursara Direito Canônico, obtendo o Grau de Doutor. Eram os Cânones sua grande paixão intelectual. Conhecer bem a Lei da Igreja para fiel sempre lhe ser.
O ancião, resignado mas não abatido, cheio de trabalhos mas não cansado, recordava a infância em São Paulo, sua cidade após seus pais, Domingos de Oliveira Beleza e Joaquina da Silva Mota, terem emigrado da terra natal, Vila Nova de Gaia, em Portugal. Lá nascera a 4 de dezembro de 1878.
Brasileiro por adoção, foi no Brasil que recebeu sua formação: estudos primários em escolas públicas, secundários no Liceu Sagrado Coração de Jesus, dos padres salesianos. Por ultimo, no Ginásio Paulista. Terminados os estudos secundários, fez os exames preparatórios no Curso da Faculdade de Direito de São Paulo e matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Mais por vontade do pai. Sua vocação era outra. E vai segui-la matricu1ando-se em 1898 no Seminário Episcopal de São Pau1o. Aí mesmo recebeu a ordenação sacerdota1 em 21 de dezembro de 1901. Em seguida foi nomeado Professor do Seminário e Capelão. Terminados os estudos em Roma, retornou ao Seminário Episcopal, sendo simu1taneamente Diretor Espiritual no Colégio Arquidiocesano. Em 1910 é Cônego da Catedra1, assumindo o cargo de Secretário do Cabido. No ano seguinte, Secretário do Arcebispado. Sacerdote, é conhecido como estudioso, pregador e apo1ogeta, defensor acérrimo da Igreja. Foi nesse ministério que a Santa Sé o elegeu Bispo de Florianópolis.
Recordou o 7 de setembro de 1914, dia de sua posse, as autoridades, o povo carinhoso, o Clero aguardando-o no trapiche, pois demoraria alguns anos ainda para a cosntrução da Ponte Hercílio Luz. Era um Bispo decidido, jovem em seus 35 anos. Viera para trabalhar, e trabalhara.
Ao relatar seu vasto e rico pastoreio tinha a consciência do dever cumprido.Presidira com solicitude. Deseja que Dom Afonso seja feliz na Arquidiocese.
Terminadas as cerimônias, vai ao Palácio. Ali, na oração e no estudo, relendo e organizando materiais de seu Arquivo, prepara-se para a despedida, ocorrida a 18 de maio de 1967. No sábado anterior assistira a um casamento. No domingo, fora à Trindade, visitar as Irmãs. O homem de trabalho trabalhou até os últimos dias.
Servo bom e fiel, podia estar feliz e tranqüilo de ter desempenhado a missão que a Igreja lhe confiara. Ali estava a Arquidiocese. A semente crescera na unidade. A messe aumentara. Surgia uma Igreja pujante, pouco a pouco renovando-se para acompanhar os novos tempos. Não fora esta a sua missão.
Foi velado no Palácio Cruz e Sousa e sepultado com honras militares.
Pe. José Artulino Besen
Curso de Teologia (1975), Gregoriana, Roma; Bacharel (1980) em Teologia, Faculdade Teologia Cristo Rei, São Leopoldo; Curso de História da Igreja (1980), CEHILA; Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, da Academia Catarinense de Letras e da Associação Catarinense de Escritores.
Ministra no ITESC as disciplinas: História da Igreja Medieval; História da Igreja Moderna e Contemporânea; História da Igreja do Brasil e na América Latina; Escolas e Movimentos de Espiritualidade.
Email: jabesen@terra.com.br
AS FOTOS:
1-INÍCIO DE EPISCOPADO, QUADRO DO ACERVO DO SEMINÁRIO;
2-BRASÃO EPISCOPAL COM O LEMA "QUE PRESIDA COM SOLICITUDE" DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS CÁPÍTULO 12 VERSÍCULO 8;
3-NA GRUTA DO ANTIGO PAÇO EPISCOPAL;
4-FOTO OFICIAL SENTADO NO TRONO DO PALÁCIO EPISCOPAL;
5-FOTO OFICIAL;
6-COM OS CORPOS DOCENTE E DICENTE DO SEMINÁRIO DE AZAMBUJA EM FRENTE AO ANTIGO SANTUÁRIO DE AZAMBUJA;
7-BENÇÃO DA PEDRA FUNDAMENTAL DO NOVO SEMINÁRIO DE AZAMBUJA, 15 DE AGOSTO DE 1957;
8-VOTOS PERPÉTUOAS DE UMA IRMÃ DA DIVINA PROVIDÊNCIA, 1959;
9-COM O PAPA JOÃO XXIII, 1960;
10-NO CONCÍLIO VATICANO II COM SEUS SECRETÁRIOS, PADRES ANTÔNIO GUGLIELMI E PAULO BRATTI, 1962;
11-CHEGADA EM AZAMBUJA, 1964;
12-NO PALÁCIO DO GOVERNO ESTADUAL COM O ARCEBISPO COADJUTOR DOM FREI FELÍCIO DA CUNHA VASCONCELOS EM HOMENAGEM PELO ÁUREO JUBILEU EPISCOPAL EM 1964;
13-COM SEU AMIGO DOM JAIME DE BARROS CÂMARA NA COMEMORAÇÃO DO ÁUREO JUBILEU EPISCOPAL;
14 E 15-INAUGURAÇÃO DO NOVO PRÉDIO DO SEMINÁRIO DE AZAMBUJA, 7 DE SETEMBRO DE 1964;
16-COM OS BISPOS CATARINENSES NA VISITA DO CARDEAL DOM JAIME DE BARROS CÂMARA.
A RELAÇÃO DE DOM JOAQUIM COM AZAMBUJA
O Complexo de Azambuja sempre foi considerado como “a menina
dos olhos de Dom Joaquim Domingues de Oliveira”. Isso porque desde a primeira
visita pastoral, do então, Bispo de Florianópolis, este, foi tomado de ternura
pelo “Vale das Graças”, por todo aquele espírito de sacralidade e caridade que
naquela época era muito forte nas obras azambujanas.
Já em 1915 o Bispo considerava o vale o melhor local para a
instalação do futuro seminário diocesano. Por isto, indagado por Padre Gabriel
Lux scj se estava satisfeito com o que vira o Bispo, indicando o então prédio
da Santa Casa de Misericórdia (hoje Museu), disse que faltava estar escrito
“Seminário Diocesano” no frontispício do prédio.
Aí entra um mal entendido sobre a saída dos padres
dehonianos de Azambuja em 1927. Azambuja era um curato e tinha uma
administração particular em nome da, agora, Arquidiocese de Florianópolis,
dentro da enorme paróquia de São Luis Gonzaga, que compreendia, em território,
os atuais municípios de Brusque, Guabiruba e Vidal Ramos. Portanto, os padres
dehonianos estavam sobrecarregados de trabalhos, tendo ainda aos cuidados o
Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus, da congregação SCJ, no Centro de
Brusque.
Há aí outra questão: oficialmente os dehonianos nunca foram
responsáveis pelo Complexo de Azambuja. O que ocorreu é que na época da criação
do Santuário, desmembrado na paróquia de Brusque, o Bispo de Curitiba, ao qual
Brusque então estava subordinada, nomeou o então pároco, Padre Lux, Cura do
Santuário e administrador do Complexo. E isso era natural, já que a paróquia
brusquense estava sob os cuidados dos Dehonianos. Além do mais, boa parte das
paróquias do nordeste catarinense forma ocnfiadas em diferentes momentos aos
dehonianos, por conta da falta de padres na região. Além disso, o Bispo, que
tinha plena confiança nos dehonianos, não iria entregar a administração de um
complexo diocesano nas mãos de qualquer um, e neste ponto os dehonianos tinham
uma fama muito boa.
Acontece que quando Padre Lux foi transferido para Corupá
não foi nomeado um novo “reitor”, mas apenas padres dehonianos foram tornados
responsáveis por Azambuja, sem o mesmo vínculo e responsabilidade do antigo
reitor Padre Lux.
Por conta desses excessos de afazeres o atendimento a
Azambuja ficou prejudicado. E esse atendimento, e também a administração, não
deveriam ser prejudicados, pois, o Complexo compreendia muitas obras já naquela
época: Santuário, Hospital, Hospício Asilo. Vale lembrar que o único santuário
do estado era o de Azambuja e que muitas pessoas vinham de longe para ali rezar
e pagar promessas.
Diante disso, e das constantes reclamações das irmãs da
Divina Providência, que trabalhavam no Complexo, somado à sobrecarga dos padres
dehonianos e da necessidade de transferir o recém-fundado Seminário Metropolitano
para longe do agito da capital Florianópolis o Arcebispo resolveu por decreto
transferir o Seminário para Azambuja e pelo decreto entregar o atendimento e
administração do Complexo para o clero arquidiocesano, tendo como primeiro
responsável o Padre Jaime de Barros Câmara, futuro Cardeal Arcebispo do Rio de
Janeiro.
O problema dessa história não foi o feito, mas o método
empregado por Dom Joaquim: por decreto, sem consulta aos dehonianos (embora na
Cúria de Florianópolis já fosse tida como oficial a transferência do Seminário
para Azambuja semanas antes, como consta no Diário do Reitor, o que faz supor
que o ato administrativo do Arcebispo não foi tão intempestivo quanto se
supõe). E daí surgiu a falsa história de que o Arcebispo tomou Azambuja dos dehonianos.
Na verdade o Arcebispo agiu de acordo com o Direito Canônico que previa total
poder do Arcebispo no Curato, que, para todos os efeitos, era de
responsabilidade da Arquidiocese. Só que esse gesto majestático, de uso
absolutista do poder, típico da época, e tendo em Dom Joaquim um zeloso
representante, foi muito mal acolhido. Mas, na prática foi um bem para os
dehonianos, que se viram com um grande problema a menos a ser administrado.
Dali para frente tudo seguiria em ritmo ordeiro. De fato não há notícia de
alguma reclamação formal dos dehonianos em relação ao ocorrido. E nunca houve
rixa entre dehonianos e diocesanos. Ao contrário, não poucas vezes os
seminaristas dehonianos e diocesanos participaram conjuntamente de eventos, o
que ocorre até hoje.
Voltando à relação de Dom Joaquim com Azambuja, cabe notar
que o local na Arquidiocese de Florianópolis que mais diretamente teve o
destino traçado pelo arcebispo foi Azambuja. Todas as obras realizadas aí
tiveram o aval joaquino. Algumas foram ideias mesmo do Arcebispo.
Nos 53 anos de episcopado joaquino em Florianópolis o antigo
santuário foi demolido e o novo construído e consagrado com grande pompa em
grandiosa solenidade.
O antigo prédio do Hospital, que serviu também ao Seminário
foi completado
O novo hospital foi construído, bem como o segundo prédio do
Asilo. A antiga ermida deu lugar à gruta com a capela dos ex-votos.
O Morro do Rosário, ideia do Arcebispo, foi construído “à
toque de caixa”: começado em 1950, teve seu monumento principal inaugurado já
naquele ano e concluído em 1954.
Mas a obra mais afetada pelo Arcebispo foi mesmo o
Seminário. A instituição foi iniciada na casa paroquial da catedral, na capital
e logo transferido para uma casa na mesma cidade. Mas, o Arcebispo não gostou e
resolveu transferi-lo para Azambuja, onde sempre quis que estivesse.
Os reitores do Seminário, bem como demais formadores, sempre
foram escolhidos sempre entre os melhores nomes do clero. Não por acaso são
nomes lembrados até hoje, muitos alçados ao episcopado e até ao cardinalato,
caso de Dom Jaime, o primeiríssimo reitor.
Por isso mesmo a excelência do Seminário foi sempre máxima,
sendo conhecido internacionalmente pela brilhante formação naquele período
áureo, ainda que tenha passado por dificuldades de adaptações desde o Concílio
Vaticano II, como toda a Igreja.
Tanta excelência que já o terceiro reitor do Seminário foi
seu ex-aluno: Padre Afonso Niehues, que depois se tornou sucessor de Dom
Joaquim no governo da Arquidiocese. A semente foi tão bem plantada que substituiu
velha árvore que a originou quando o tempo desta passou.
O antigo prédio do Seminário foi aumentado em 1947 e já se
planejava novo aumento, quando foi sugerida ao arcebispo a construção de novo
prédio para o Seminário em 1952. E assim se fez imediatamente. E assim a pedra
fundamental foi benta em 1957. Já em 1960 o novo prédio passou a ser ocupado e
o antigo, com sua planta original, foi tornado Museu Arquidiocesano Dom
Joaquim.
Por fim, o novo prédio do Seminário foi inaugurado nas
comemorações do áureo jubileu episcopal do arcebispo, sendo o ponto alto da
festa. Foi também o canto do cisne do arcebispo já octogenário. Sopravam os
ventos renovadores do Concílio Vaticano II é o arcebispo, depois de oito
décadas, tinha dificuldades para entender (mas não para aceitar) a renovação.
Assim, o menino Afonso que Dom Joaquim acolheu no seminário recém-fundado em
Florianópolis, e que esteve a frente da mudança do mesmo para Brusque, o
sucedeu no governo arquidiocesano, e depois o sucedeu por também no título de
Metropolita quando “aquele que governou com solicitude” (cf. Rm 12, 8) foi
chamado pelo Pai para a vida eterna.
Mesmo assim, o nome de Dom Joaquim continua forte na
Azambuja amada, que era visitada pelo menos três vezes por ano pelo Arcebispo
(início e término do ano letivo do Seminário e festa de Nossa Senhora de
Azambuja). Se o corpo do arcebispo repousa na Catedral de seu governo, seus
demais pertences estão guardados e expostos no outro local de seu coração, para
lembrar o zelo de um fiel príncipe da Igreja: Joaquim Domingues de Oliveira.
RICARDO BECKER MAÇANEIRO
Seminarista da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos)
Membro da AESA (Associação dos Ex-Alunos do Seminário de Azambuja)
Brusque, 18 de maio de 2013, 47º aniversário da morte de Dom Joaquim.
Estava preparado: participara de todas as sessões do Concílio Ecumênico.
Tomou posse a 30 de dezembro de 1965, no Ginásio Charles Edgar Moritz, após vibrante acolhida em Biguaçu. Seu discurso revela o que lhe vai na alma para o bem do Rebanho. As decisões do Concílio devem ser postas em prática: “em vão procuraremos outra bússola de precisão que aponte aos nautas peregrinos de Deus nos mares da vida, o porto de seu imortal destino”. Aceita como suas as teses de Paulo VI na Encíclica “Ecclesiam Suam” sintetizadas na trilogia: Consciência – Renovação – Diálogo. “Corajosa tomada de consciência de si mesma, renovação de mentalidade e da legislação canônica, estabelecimento de maior contato com o mundo pluralista de hoje em todas as esferas da atividade e cultura humanas”
Dom Afonso tem consciência de que a Igreja, perfeita no seu conceito ideal, deve ir se aperfeiçoando sempre mais na sua existência terrestre.
O esforço de renovação será mais no sentido de produzir novas energias do que em elaborar novas teorias. Onde procurar estas energias? Aqui o ponto central de seu discurso de posse e que segue fielmente em seu pastoreio: “Não se acumulam, porventura, nas angústias latentes do clero? Ou entre os muros dos Conventos? Nos lares das famílias? Na inquietação dos estudantes? No sofrimento do operário? Na esperança dos infortunados? Na insatisfação dos abastados? Na decepção dos governantes? Na interrogação dos céticos? Na desorientação da multidão anônima que marcha sem destino? Nas interrogações lapidares, que brotam da Gaudium et Spes“? Grande ânsia sua a do diálogo: “Os homens começaram a caminhar para Deus depois que Deus começou a caminhar entre os homens”. Tema central de uma antropologia cristã após a Encarnação do Verbo. Se o Cristianismo não caminhar com o mundo, o mundo caminhará sem ele, e contra ele. Tem o novo Arcebispo Coadjutor a clara consciência de que a Doutrina da Igreja continua essencialmente a mesma dentro de uma renovação clara e responsável. A linguagem deve mudar, acompanhando os novos tempos.
Foi e é este o seu ideário, assumido com mais força em maio de 1967, pelo falecimento de Dom Joaquim. Era agora Arcebispo metropolitano.
Surgem, em seguida, as diversas Comissões ou Grupos de Trabalho: Catequese, Liturgia, Música Sacra, Vocações e Seminários, Estatística e Pesquisa histórica – CERIS – Publicidade e outras. Pela primeira vez se procedeu a um levantamento sócio-econômico de toda a Arquidiocese e se estruturaram dois Planos de trabalho: o 1º e o 2º Plano de Pastoral de Conjunto. Monta-se urna pequena livraria para atender ao clero, religiosos e lideres pastorais. A Revista PASTORAL DE CONJUNTO, nascida anos antes na Paróquia do Estreito, é melhorada e modernizada.
Promovem-se cursos de atualização para o Clero, Religiosos e Leigos, surgindo, junto à Universidade Federal de Santa Catarina, um Curso de Teologia de um ano.
A modesta Ação Social é reestruturada e ampliada, dela nascendo a conhecida sigla ASA (Ação Social Arquidiocesana) que se ramifica pelas obras filiadas nas Paróquias.
Do ponto de vista econômico, nota-se a modernização da estrutura administrativa da Arquidiocese, que até meados da década de 80 subsistiu sem o concurso das Paróquias, que assim podiam aplicar seus recursos nas próprias obras. O Clero foi amparado do ponto de vista material, primeiro pelo Instituto de Previdência do Clero (IPREC) e depois pela filiação ao INPS, além de ter seus vencimentos majorados. Quase todas as Paróquias introduziram o Dízimo.
O Seminário Menor recebeu em cheio os novos ares conciliares, especialmente a partir de 1969, aceitando plenamente a renovação dos métodos de formação, mesmo correndo o risco inicial dos inevitáveis solavancos antes de se acertar a rota. Muitas ordenações sacerdotais, garantindo a renovação permanente do colégio presbiteral.
Introduziu na Arquidiocese o Diaconato Permanente, ordenando Edu Mário Tavares, o primeiro diácono permanente do Brasil e criando a Escola Diaconal São Francisco de Assis.
Com referência ao Governo Arquidiocesano, foram criadas duas assessorias: o Conselho presbiteral e o Conselho Econômico. O Cabido Metropolitano teve suas funções restringidas, alargando as consultas ao Presbitério.
Diversas inovações no setor administrativo: organização do Arquivo Histórico e Eclesiástico de Santa Catarina, da Biblioteca do Arcebispado, a restauração de livros antigos ameaçados pelas traças. Com esta medida, Dom Afonso garantiu a preservação de um rico acervo documental, destino obrigatório e compensador de quem quiser escrever sobre a História da Igreja.
Em seu tempo a Província Eclesiástica de Santa Catarina foi acrescida das Dioceses de Rio do Sul, Caçador e Joaçaba.
Como Metropolita, Dom Afonso empenhou-se na criação do Regional Sul-IV da CNBB, cuja instalação aconteceu a 2 de janeiro de 1970, emprestando-lhe a Arquidiocese uma sede.
Grande contribuição para os estudos eclesiásticos: conseguiu-se realizar o velho anseio de uma formação filosófica e teológica no próprio Estado, sem precisar recorrer ao Rio Grande ou ao Paraná. A partir de 1970 os seminaristas de Azambuja que concluíam o 2º Grau passaram a estudar Filosofia junto ao Convento dos Padres Dehonianos em Brusque. Em 1973 nasceu o Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC) que funcionou inicialmente em prédio construído pela Arquidiocese. Os estudos filosóficos dos seminaristas catarinenses (exceção aos de Tubarão) passaram a ser feitos em Brusque, na Fundação Educacional de Brusque (FEBE). Em 1978 as primeiras turmas se hospedaram no Seminário de Azambuja. Em 1982 teve início Seminário Filosófico Catarinense (SEFISC), com sede em Brusque. Para a manutenção tanto do ITESC como do SEFISC foi criada a Fundação Dom Jaime de Barros Câmara.
Enviou sete padres e três seminaristas para estudarem na Europa.
Foi Secretário Nacional na CNBB para os Seminários. Em 1979 foi eleito pelos bispos do Brasil como um dos representantes do Episcopado na Conferência de Puebla, no México.
Promoveu a criação de 22 Paróquias e de um Curato, visando à ampliação da estrutura paroquial. Todas estas Paróquias estão situadas no entorno de Itajaí e Florianópolis, que viram suas populações muito aumentadas.
Os tempos mudam muito rapidamente, fazendo com que a Igreja particular se adapte às novas circunstâncias e desafios pastorais. O tema de seu discurso de posse – o diálogo com os tempos – continuou a frutificar. Crescem as exigências do trabalho social, da opção incondicionada pelos pobres, pela justiça, pelas Comunidades Eclesiais de Base. A tudo isto Dom Afonso esteve atento, quer pela observação da realidade, quer pelo estudo e atualização diuturnos.
Todos percebiam nele a mente aberta para o diálogo, o respeito às opiniões e iniciativas alheias. Conduzido pelo espírito democrático, respeita a autonomia pastoral, as novas frentes de trabalho, desde que assumidas com bom senso.
Notável seu senso de prudência, que faz preferir caminhar devagar, mas com segurança, do que rápido, com idas e retornos bruscos. Aquilo que às vezes podia dar a impressão de lentidão, era fruto do bom senso de quem primeiro observa, para depois dar os passos condizentes.
Em 1985 recebeu como bispo auxiliar Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ que permaneceu na Arquidiocese até 8 de maio de 1991, quando foi nomeado Bispo diocesano de Ponta Grossa, PR.
Em 23 de janeiro de 1991 a Santa Sé aceitou o pedido de renúncia feito por Dom Afonso.
Deixou Florianópolis em março do mesmo ano, passando a residir no Seminário de Azambuja, local onde sempre residiu seu afeto e zelo de pastor.
Deus o chamou durante o retiro do Clero, na noite de 30 de setembro de 1993. Pranteado pelo povo e pelo Clero, foi sepultado na Catedral de Florianópolis. Seu lema tinha sido “Ite in Vineam”, ide para a vinha.
No Convento Sagrado Coração de Jesus de Brusque em 1953 nas comemorações de 75 anos de fundação da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e 50 anos de presença dehoniana no sul do Brasil (precisamente no território da Arquidiocese florianopolitana). Nessa ocasião Dom Joaquim doou à congregação o terreno onde se encontrava o antigo (e se encontra o atual) Convento (o terreno pertencia à Paróquia São Luís Gonzaga.
Congresso Eucarístico Internacional no Rio de Janeiro, 1955
Azambuja
Em Brusque com o ilustríssimo Cônsul Carlos Renaux
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Dom Afonso Niehues
Terra conhecida como “fábrica de padres” , São Ludgero foi o berço natal de Dom Afonso Niehues, filho de Germano Niehues e Teresa Rohden Niehues, nascido a 23 de agosto de 1914. Terra de agricultores, homens de fé e de trabalho, viveu seus primeiros anos no duro trabalho da roça, freqüentando o Primário ali mesmo.
Em fevereiro de 1927, Dom Joaquim dava início ao Seminário Arquidiocesano em Florianópolis, no mês seguinte transferido para Azambuja. O menino Afonso Niehues foi da primeira turma, que incluía Dom Wilson Laus Schmidt e Mons.Frederico Hobold. Vindo do interior, como seus colegas admirava-se também ele das maravilhas da cidade, vista pela primeira vez: a luz elétrica, o telefone, o movimento urbano.
De temperamento introvertido, as origens da família vão manifestar-se no Seminário: estudioso, piedoso e trabalhador, a tudo somando grande senso de responsabilidade, nas palavras do Reitor, o futuro Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara.
Logo foi escolhido como bedel (líder,diríamos hoje} da turma. Terminado o Seminário Menor, em Azambuja mesmo cursa a Filosofia, seguindo depois para São Leopoldo, no Rio Grande. De lá foi chamado por Dom Joaquim para ir Cursar a Teologia em Roma. Sem poder ir despedir-se dos pais e amigos, parte para a Cidade Eterna, onde obteve a Licenciatura em Teologia e o Bacharelado em Direito Canônico. Em Roma foi ordenado presbítero em 16 de abril de 1938.
A SERVIÇO DA FORMAÇÃO PRESBITERAL
Retornando, não pôde ainda ir cumprimentar sua mãe (seu pai já falecera) e irmãos, agora residentes em Salete. Dom Joaquim o envia à paróquia de Laguna, para auxiliar nas cerimônias natalinas.
Somente depois foi celebrar sua primeira Missa junto aos familiares.
Em 1940 foi nomeado Professor e Prefeito de Disciplina em Azambuja, no ano seguinte ocupando o cargo de Vice-Reitor. Em 1943 é escolhido para primeiro Reitor do Pré-Seminário de São Ludgero. Mais urna vez às pressas: a casa não estava concluída, faltavam os móveis, fogões, forno, tudo o que é material necessário. E os alunos já chegavam. A tudo resolveu na amizade com o povo e no tino administrativo!
Quatro anos depois, em 1947, tornou-se o 3º Reitor de Azambuja, onde não lhe faltou trabalho. Foi de seu tempo a adaptação da vida seminarística aos novos tempos preconizados por Pio XII, de urna formação mais aberta para a realidade. Grande atenção dada aos estudos, que fazem o Seminário de Azambuja tornar-se um modelo de estabelecimento educacional, o melhor, sem dúvida, entre seus congêneres à época. O período foi reconhecido como o da “época áurea” da formação intelectual do Seminário Arquidiocesano.
No cargo recebeu as distinções de Cônego catedrático (1948) e Monsenhor Camareiro Secreto (1953).
BISPO COADJUTOR DE LAGES
No dia 10 de janeiro de 1959 foi eleito Bispo Titular de Éurea no Epiro e Coadjutor com Direito à Sucessão do Bispo de Lages. Solene sagração episcopal no Santuário de Azambuja em 5 de abril de 1959, rodeado por seus seminaristas e inumeráveis amigos que conquistara pelo seu trabalho junto à comunidade brusquense. Deixou o Seminário em vias de ser ocupado nas suas novas instalações, começadas sob seu impulso. Importante lembrar o trabalho pastoral e administrativo realizado junto ao Santuário: dele nasceu a idéia da construção do Morro do Rosário, Bar, Almoxarifado, Edifício do Peregrino. Como Cura, concluiu as obras do novo Santuário.
No meio das saudades, deixou Azambuja, tomando posse no novo cargo a 7 de maio. Em Lages não mediu esforços para atender ao imenso rebanho espalhado pelo Planalto. As Visitas Pastorais ficam a seu cargo: visita mais de 700 comunidades, muitas vezes dirigindo seu próprio Jeep, sob intenso frio, passando pelas muitas privações brotadas da vida de um povo sofrido.
Sua grande preocupação foi a reorganização do Seminário Diocesano, instituição vital para o futuro de toda Diocese. Durante o Concilio, junto aos Bispos alemães conseguiu dinheiro para a construção do grande Centro de Formação diocesano.
ARCEBISPO METROPOLITANO DE FLORIANÓPOLIS
Lá foi colhido a 14 de agosto de 1965 pela sua nomeação para Arcebispo Coadjutor com Direito a Sucessão do Arcebispado de Florianópolis e Administrador Apostólico “sede plena”. Ofício não fácil: a Arquidiocese estava parada, pois Dom Joaquim não acompanhara os novos tempos do Concílio. Era preciso atualizar a vida arquidiocesana, revitalizar a pastoral. Delicada a tarefa de administrar Florianópolis ao lado de seu titular, o venerando Dom Joaquim, de quem recebera a sagração episcopal e de quem sempre obtivera o maior crédito de confiança, sempre alçado a funções da maior responsabilidade. Mas, não lhe faltaria tino para este trabalho, inovar construindo e construindo respeitando.Estava preparado: participara de todas as sessões do Concílio Ecumênico.
Tomou posse a 30 de dezembro de 1965, no Ginásio Charles Edgar Moritz, após vibrante acolhida em Biguaçu. Seu discurso revela o que lhe vai na alma para o bem do Rebanho. As decisões do Concílio devem ser postas em prática: “em vão procuraremos outra bússola de precisão que aponte aos nautas peregrinos de Deus nos mares da vida, o porto de seu imortal destino”. Aceita como suas as teses de Paulo VI na Encíclica “Ecclesiam Suam” sintetizadas na trilogia: Consciência – Renovação – Diálogo. “Corajosa tomada de consciência de si mesma, renovação de mentalidade e da legislação canônica, estabelecimento de maior contato com o mundo pluralista de hoje em todas as esferas da atividade e cultura humanas”
Dom Afonso tem consciência de que a Igreja, perfeita no seu conceito ideal, deve ir se aperfeiçoando sempre mais na sua existência terrestre.
O esforço de renovação será mais no sentido de produzir novas energias do que em elaborar novas teorias. Onde procurar estas energias? Aqui o ponto central de seu discurso de posse e que segue fielmente em seu pastoreio: “Não se acumulam, porventura, nas angústias latentes do clero? Ou entre os muros dos Conventos? Nos lares das famílias? Na inquietação dos estudantes? No sofrimento do operário? Na esperança dos infortunados? Na insatisfação dos abastados? Na decepção dos governantes? Na interrogação dos céticos? Na desorientação da multidão anônima que marcha sem destino? Nas interrogações lapidares, que brotam da Gaudium et Spes“? Grande ânsia sua a do diálogo: “Os homens começaram a caminhar para Deus depois que Deus começou a caminhar entre os homens”. Tema central de uma antropologia cristã após a Encarnação do Verbo. Se o Cristianismo não caminhar com o mundo, o mundo caminhará sem ele, e contra ele. Tem o novo Arcebispo Coadjutor a clara consciência de que a Doutrina da Igreja continua essencialmente a mesma dentro de uma renovação clara e responsável. A linguagem deve mudar, acompanhando os novos tempos.
Foi e é este o seu ideário, assumido com mais força em maio de 1967, pelo falecimento de Dom Joaquim. Era agora Arcebispo metropolitano.
ATUALIZAÇÃO PASTORAL
Primeiro passo foi o da atualização pastoral. Criou-se o Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, ao qual se acrescentaram a Equipe Central de Pastoral e o Conselho Arquidiocesano de Pastoral. O Concílio não tinha sido dogmático, nem tinha a pretensão de dar respostas prontas, mas tinha em mente a renovação eclesial e pastoral. Caberia ao Bispo, assessorado por presbíteros, religiosos e leigos, orientar e impulsionar a vida pastoral.Surgem, em seguida, as diversas Comissões ou Grupos de Trabalho: Catequese, Liturgia, Música Sacra, Vocações e Seminários, Estatística e Pesquisa histórica – CERIS – Publicidade e outras. Pela primeira vez se procedeu a um levantamento sócio-econômico de toda a Arquidiocese e se estruturaram dois Planos de trabalho: o 1º e o 2º Plano de Pastoral de Conjunto. Monta-se urna pequena livraria para atender ao clero, religiosos e lideres pastorais. A Revista PASTORAL DE CONJUNTO, nascida anos antes na Paróquia do Estreito, é melhorada e modernizada.
Promovem-se cursos de atualização para o Clero, Religiosos e Leigos, surgindo, junto à Universidade Federal de Santa Catarina, um Curso de Teologia de um ano.
A modesta Ação Social é reestruturada e ampliada, dela nascendo a conhecida sigla ASA (Ação Social Arquidiocesana) que se ramifica pelas obras filiadas nas Paróquias.
Do ponto de vista econômico, nota-se a modernização da estrutura administrativa da Arquidiocese, que até meados da década de 80 subsistiu sem o concurso das Paróquias, que assim podiam aplicar seus recursos nas próprias obras. O Clero foi amparado do ponto de vista material, primeiro pelo Instituto de Previdência do Clero (IPREC) e depois pela filiação ao INPS, além de ter seus vencimentos majorados. Quase todas as Paróquias introduziram o Dízimo.
O Seminário Menor recebeu em cheio os novos ares conciliares, especialmente a partir de 1969, aceitando plenamente a renovação dos métodos de formação, mesmo correndo o risco inicial dos inevitáveis solavancos antes de se acertar a rota. Muitas ordenações sacerdotais, garantindo a renovação permanente do colégio presbiteral.
Introduziu na Arquidiocese o Diaconato Permanente, ordenando Edu Mário Tavares, o primeiro diácono permanente do Brasil e criando a Escola Diaconal São Francisco de Assis.
Com referência ao Governo Arquidiocesano, foram criadas duas assessorias: o Conselho presbiteral e o Conselho Econômico. O Cabido Metropolitano teve suas funções restringidas, alargando as consultas ao Presbitério.
Diversas inovações no setor administrativo: organização do Arquivo Histórico e Eclesiástico de Santa Catarina, da Biblioteca do Arcebispado, a restauração de livros antigos ameaçados pelas traças. Com esta medida, Dom Afonso garantiu a preservação de um rico acervo documental, destino obrigatório e compensador de quem quiser escrever sobre a História da Igreja.
Em seu tempo a Província Eclesiástica de Santa Catarina foi acrescida das Dioceses de Rio do Sul, Caçador e Joaçaba.
Como Metropolita, Dom Afonso empenhou-se na criação do Regional Sul-IV da CNBB, cuja instalação aconteceu a 2 de janeiro de 1970, emprestando-lhe a Arquidiocese uma sede.
Grande contribuição para os estudos eclesiásticos: conseguiu-se realizar o velho anseio de uma formação filosófica e teológica no próprio Estado, sem precisar recorrer ao Rio Grande ou ao Paraná. A partir de 1970 os seminaristas de Azambuja que concluíam o 2º Grau passaram a estudar Filosofia junto ao Convento dos Padres Dehonianos em Brusque. Em 1973 nasceu o Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC) que funcionou inicialmente em prédio construído pela Arquidiocese. Os estudos filosóficos dos seminaristas catarinenses (exceção aos de Tubarão) passaram a ser feitos em Brusque, na Fundação Educacional de Brusque (FEBE). Em 1978 as primeiras turmas se hospedaram no Seminário de Azambuja. Em 1982 teve início Seminário Filosófico Catarinense (SEFISC), com sede em Brusque. Para a manutenção tanto do ITESC como do SEFISC foi criada a Fundação Dom Jaime de Barros Câmara.
Enviou sete padres e três seminaristas para estudarem na Europa.
Foi Secretário Nacional na CNBB para os Seminários. Em 1979 foi eleito pelos bispos do Brasil como um dos representantes do Episcopado na Conferência de Puebla, no México.
Promoveu a criação de 22 Paróquias e de um Curato, visando à ampliação da estrutura paroquial. Todas estas Paróquias estão situadas no entorno de Itajaí e Florianópolis, que viram suas populações muito aumentadas.
Os tempos mudam muito rapidamente, fazendo com que a Igreja particular se adapte às novas circunstâncias e desafios pastorais. O tema de seu discurso de posse – o diálogo com os tempos – continuou a frutificar. Crescem as exigências do trabalho social, da opção incondicionada pelos pobres, pela justiça, pelas Comunidades Eclesiais de Base. A tudo isto Dom Afonso esteve atento, quer pela observação da realidade, quer pelo estudo e atualização diuturnos.
Todos percebiam nele a mente aberta para o diálogo, o respeito às opiniões e iniciativas alheias. Conduzido pelo espírito democrático, respeita a autonomia pastoral, as novas frentes de trabalho, desde que assumidas com bom senso.
Notável seu senso de prudência, que faz preferir caminhar devagar, mas com segurança, do que rápido, com idas e retornos bruscos. Aquilo que às vezes podia dar a impressão de lentidão, era fruto do bom senso de quem primeiro observa, para depois dar os passos condizentes.
Em 1985 recebeu como bispo auxiliar Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ que permaneceu na Arquidiocese até 8 de maio de 1991, quando foi nomeado Bispo diocesano de Ponta Grossa, PR.
Em 23 de janeiro de 1991 a Santa Sé aceitou o pedido de renúncia feito por Dom Afonso.
Deixou Florianópolis em março do mesmo ano, passando a residir no Seminário de Azambuja, local onde sempre residiu seu afeto e zelo de pastor.
Deus o chamou durante o retiro do Clero, na noite de 30 de setembro de 1993. Pranteado pelo povo e pelo Clero, foi sepultado na Catedral de Florianópolis. Seu lema tinha sido “Ite in Vineam”, ide para a vinha.
1ª turma do Seminário Nossa Senhora de Lourdes, Azambuja-Brusque, 1927
Reitor de Azambuja
Inauguração do novo prédio do Seminário de Azambuja
Posse em Florianópolis, 30 de dezembro de 1965
Itajaí
Inauguração do Instituto Teológico de Santa Catarina- ITESC, 1973
Ordenação presbiteral do Padre Alvino Broering
Ordenação presbiteral do Padre Sérgio José de Souza
Ordenação episcopal de Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger SCJ, 1985
Carmelo Cristo Redentor 1989
Uma festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Navegantes
Visita Ad Límina ao Papa João Paulo II, 1990
Irmãzinhas da Imaculada Conceição, Nova Trento
Natal da Cúria 1990
Posse de Dom Eusébio Oscar Scheid SCJ em Florianópolis, 1991
Último aniversário natalício em Azambuja, 1993
Assembléia Pastoral da Arquidiocese de Florianópolis
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Dom Jaime de Barros Câmara
Dom Jaime de Barros Câmara (São José, 3 de julho de 1894 — Aparecida, 18 de fevereiro de 1971) foi um cardeal brasileiro de ascendência açoriana e madeirense.
Era filho legítimo do segundo matrimônio do Escrivão de Órfãos Joaquim Xavier de Oliveira Câmara, nascido em 1856 em São José (SC), com Anna de Carvalho Barros, nascida em 1864 em Salvador (BA). Era descendente direto por linha paterna de João Gonçalves Zarco, desbravador da Ilha da Madeira.
Foi ordenado sacerdote no dia 1º de janeiro de 1920, em Florianópolis, pelas mãos de Dom Joaquim Domingues de Oliveira. Atuou na Arquidiocese de Florianópolis, Santa Catarina no período de 1920 a 1930. Foi reitor do Seminário Nossa Senhora de Lourdes Azambuja-Brusque e do Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio de Azambuja de 1927 a 1936 . No dia 18 de abril de 1935 foi nomeado camareiro secreto de Sua Santidade, pelo Papa Pio XI, passando a usar o título de Monsenhor.
No dia 19 de dezembro de 1935 Monsenhor Jaime de Barros Câmara foi nomeado pelo Papa Pio XI 1º bispo da Diocese de Mossoró, Rio Grande do Norte, criada no dia 28 de julho de 1934.
Sua ordenação episcopal foi em Florianópolis, no dia 2 de fevereiro de 1936, pelas mãos de Dom Joaquim Domingues de Oliveira, Dom Pio de Freitas Silveira, CM, Dom Daniel Henrique Hostin, OFM.
No dia 15 de setembro de 1941, o Papa Pio XII nomeia Dom Jaime Arcebispo de Belém do Pará. A posse do novo arcebispo aconteceu no dia 1 de janeiro de 1942.
Durante seu governo na Arquidiocese de Belém do Pará promoveu a reforma dos estudos do Seminário, adquiriu o Colégio Progresso Paraense (atual colégio Santa Maria de Belém), a sede do Círculo Operário e o Seminário Ferial (atual Centro de Treinamento Tabor, em Icoaraci).
Dom Jaime foi designado pelo Papa Pio XII para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro no dia 3 de julho de 1943, tomou posse no dia 15 de setembro deste mesmo ano. Deu grande apoio ao estabelecimento de igrejas orientais no Brasil, por exemplo, ao erigir paróquia a Igreja de São Basílio,greco-católica melquita, que ele mesmo definiu como "jóia rara".
No Consistório do dia 18 de fevereiro de 1946, presidido pelo Papa Pio XII, Dom Jaime de Barros Câmara foi criado cardeal com o título dos Santos Bonifácio e Aleixo, do qual tomou posse solenemente no dia 22 de fevereiro do mesmo ano. Neste consistório foi também criado cardeal o brasileiro Carlos Carmelo Cardeal de Vasconcelos Motta.
Foi o legado papal no Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em outubro de 1948; no Congresso Interamericano da Confederação da Educação Católica, no Rio de Janeiro em 1951; no Congresso Eucarístico Nacional, em Curitiba, Paraná, em março de 1960.
Dom Jaime foi nomeado ordinário militar no dia 6 de novembro de 1950, permanecendo na função até 9 de novembro de 1963.
O cardeal Barros Câmara foi designado ordinário para os fiéis de rito oriental no dia 14 de novembro de 1951.
Participou da Primeira Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, realizada no Rio de Janeiro, em 1955. Foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no período de 1958 a 1963.
Em 1958 consagrou a igreja São Paulo Apóstolo de Blumenau, hoje Catedral.
Participou do conclave de 1958 que elegeu o Papa João XXIII e do conclave de 1963 que elegeu o Papa Paulo VI.
Participou de todas as sessões do Concílio Vaticano II.
Dom Jaime de Barros Câmara foi o primeiro bispo de Mossoró, teve como sucessor Dom João Batista Portocarrero Costa.
Dom Jaime foi o quinto Arcebispo de Belém do Pará, sucedeu a Dom Antônio de Almeida Lustosa, SDB, e teve como sucessor Dom Mário de Miranda Vilas-Boas.
Sua Eminência foi o quatro Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, sucedeu a Dom Sebastião Leme Cardeal da Silveira Cintra e foi sucedido por Dom Eugênio Cardeal de Araújo Sales.
Faleceu em Aparecida, São Paulo, dia 18 de fevereiro de 1971, aos 76 anos de idade. Foi sepultado na nova Catedral do Rio de Janeiro.
Outra biografia:
DOM JAIME DE BARROS CÂMARA
O período do padre Jaime foi o que formou o Seminário. Seu modo de ser e agir influenciariam toda a história do Seminário. Era verdadeiramente pai, estando sempre junto aos Seminaristas. Das quatro da manhã à meia noite. Incansável.
Tão frutuoso seu trabalho que em fins de 1935 foi eleito nispo de recém criada diocese de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Foi ordenado bispo na Catedral de Florianópolis em 2 de fevereiro de 1936. E seu incansável trabalho e zelo pastoral só se fizeram aumentar.
Em 1943 foi eleito arcebispo de Belém do Pará.
No ano seguinte eleito arcebispo do Rio de Janeiro, sucessor do Cardeal Leme-grande responsabildade. Em 1946 foi criado cardeal pelo Papa Pio XII e lá se foi o cardeal visitar Azambuja. E faria mais uma visita à Azambuja em 1964 para visitar o novo Seminário e Dom Joaquim, em seu áureo jubileu episcopal.
Dom Jaime teve intenso trabalho no Rio de Janeiro, sendo conhecido como Cardeal das Favelas, por visitá-las constantemente. Muito trabalhou pela defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar. Muitas vezes falou em nome da CNBB. Fez jus ao seu lema episcopal: Vim trazer fogo à Terra (Ignem veni mittere), fala de Jesus no Apocalipse.
Não só o fogo de pregar A Palavra de Deus sempre. como o de não parar nunca.
Dom Jaime era muito amigo de Dom Joaquim, e com ele trocou intensa correspondência. E queria sempre saber como andava a Azambuja amada, que nunca esqueceu.
E entregou sua alma a Deus em fevereiro de 1971, na comemoração deu seu jubileu de prata cardinalício.
O período do padre Jaime foi o que formou o Seminário. Seu modo de ser e agir influenciariam toda a história do Seminário. Era verdadeiramente pai, estando sempre junto aos Seminaristas. Das quatro da manhã à meia noite. Incansável.
Tão frutuoso seu trabalho que em fins de 1935 foi eleito nispo de recém criada diocese de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Foi ordenado bispo na Catedral de Florianópolis em 2 de fevereiro de 1936. E seu incansável trabalho e zelo pastoral só se fizeram aumentar.
Em 1943 foi eleito arcebispo de Belém do Pará.
No ano seguinte eleito arcebispo do Rio de Janeiro, sucessor do Cardeal Leme-grande responsabildade. Em 1946 foi criado cardeal pelo Papa Pio XII e lá se foi o cardeal visitar Azambuja. E faria mais uma visita à Azambuja em 1964 para visitar o novo Seminário e Dom Joaquim, em seu áureo jubileu episcopal.
Dom Jaime teve intenso trabalho no Rio de Janeiro, sendo conhecido como Cardeal das Favelas, por visitá-las constantemente. Muito trabalhou pela defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar. Muitas vezes falou em nome da CNBB. Fez jus ao seu lema episcopal: Vim trazer fogo à Terra (Ignem veni mittere), fala de Jesus no Apocalipse.
Não só o fogo de pregar A Palavra de Deus sempre. como o de não parar nunca.
Dom Jaime era muito amigo de Dom Joaquim, e com ele trocou intensa correspondência. E queria sempre saber como andava a Azambuja amada, que nunca esqueceu.
E entregou sua alma a Deus em fevereiro de 1971, na comemoração deu seu jubileu de prata cardinalício.
Brusque
Arcebispo do Rio De Janeiro
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