Total de visualizações de página

sábado, 20 de dezembro de 2014

Discos de Música Natalina






























Olá!
Neste post vou tratar de um dos tipos musicais que eu mais gosto: o natalino. A “discografia” natalina é farta no mundo todo. E tem música natalina nos mais diversos gêneros, pelos mais diversos artistas.
Para ficar mais claro vou dividir o post nas seguintes seções: Instrumental, Brasileiro, Germânico, Anglo-Americano, Hispano-Americano e Outros.

Instrumental
Para começar vou com a trilogia natalina mais famosa do Brasil: A Harpa e a Cristandade, de Luis Bordón. Trilogia de dois volumes. Oi? Pois é, o volume 1 foi gravado duas vezes, conforme será visto...

A HARPA E A CRISTANDADE– LUÍS BORDÓN

A HARPA E A CRISTANDADE VOLUME 1 – LUÍS BORDÓN

Primeira Versão (1964)
























Compactos de Luis Bordón lançados em 1964 com faixas de A Harpa e a Cristandade

Jingle Bells/Noite Silenciosa








O Velhinho/Natal das Crianças/Fim de Ano/Feliz Navidade

2ªVersão (1970)



























O primeiro volume de “A Harpa e a Cristandade” foi lançado em 1964 em mono e logo se tornou um enorme sucesso no Brasil, obtendo ótimas vendas nas festas de fim de ano dos anos seguintes. Com a chegada de novas técnicas de gravação em estéreo, Luis Bordon regravou esse disco valendo-se dos novos recursos e lançou a presente versão de “A Harpa e a Cristandade” em 1970. Na contracapa, a gravadora ostentava as qualidades dessa nova técnica nos seguintes termos:

 “A HARPA E A CRISTANDADE” – nesta edição estereofônica, é apresentada dentro da moderna técnica da atualidade. O registro das gravações foi feito em 4 canais, com fita de ½ polegada, a fim de possibilitar a melhor e mais fiel reprodução, mesmo num aparelho de pouco rendimento. As interpretações de LUÍS BORDON obedeceram às características originais, adicionando apenas alguns efeitos permitidos pela moderna técnica de gravação.

Se o caro discófilo gostou da primeira edição, vai gostar muito mais da versão estereofônica – mais som e mais qualidade.
* * *
É essa versão em estéreo que se tornou a mais célebre e que atravessou os anos chegando até nós.

Abaixo segue um texto assinado pelo padre Vasconcelos Jr. que consta na contracapa do LP e que oferece uma meditação a respeito do disco e da época que ele representa. Mantive a grafia original de 1970.

* * *
A sua paz... a sua fé... não sei quando as perdeu, não sei porque, não sei até quando. Uma só coisa sei, que me foi dita pelo seu rosto, provada pelos seus olhos, confirmada no tom que usa, quando fala com seus irmãos: seu coração anda sem paz, seu coração anda sem fé.

No mundo de hoje, há uma orgia de agitação, uma doida indisciplina de velocidade. O mundo de hoje cria nervosos, supõe nervosos, piora muito nossos nervos. E o coração do homem, escolhido dentro do homem, foragido dentro do homem, êste nosso coração só vive do que fôr profundo, do que fôr calmo, do que fôr autêntico e do que fôr intenso. Nosso coração morre precocemente de agitação, de superficialismos, de suplentes e de sucedâneos. Para salvar nosso coração, carecemos de um horário, de uma paz e de calma autêntica.

Foi pensando nisto que se pensou nêste disco. Para recrear os corações, que se criou êste disco. Foi a música, em todos os tempos, a melhor irmã dos corações, sua mais dedicada enfermeira, sua mais carinhosa das mães. Porque a música fecha os circuitos de fora, abre os de dentro. Porque a música chama os olhos para o alto, fala de um destino superno, sugere a casa de um Pai, emite sons de eternidade. A música ressuscita os corações!

De tôdas as músicas, escolheu-se as de Natal. De tôdas as festas de Deus, é a mais humana, a mais singela, a mais bem pensada, a que mais anima e sossega os homens. É que ninguém resiste a uma criança. Criança é a chave universal dos corações. Criança desarma, criança amansa, criança faz esquecer. Esfriadas as paixões, com sua chegada, com seu rostinho, com seus olhos imaculados, onde parece brilhar ainda a divindade, tôda criança faz um bem imenso ao homem. Como se ela nos recordasse que a vida não devia ser o que este sendo e que há caminhos claros, há pedaços de luz, na madrasta baixada da existência.

Escute, pois, êste disco. Se algum disco é seu, é êste. Foi feito exclusivamente para seu caso, para o caso de seu coração. Faça muito caso dêste seu caso. Faça questão dêste disco. Tome tempo, arrede as ocupações, recolha sua alma, cerque de silêncio seu coração e escute os sons que devem nascer. Sons de saúde, sons de muita paz, sons de muita fé.

E se, ao escutar estas notas, seu coração lembrar-se dos tempos de criança, rever sua velha mãe, repassar as lições que lhe deu e os conselhos que lhe repetiu, êste disco cumpriu uma sublime lição. Porque, da figura da sua mãe, seu coração levantará vôo, deixará a terra e demandará os páramos do céu. Foi de lá que desceu a paz aos homens de boa vontade, na mais humilde e simples de tôdas as inaugurações: a noite feliz do Natal, quando o mesmo Deus, cansado de esperar seus filhos, nas portas do céu, resolveu descer à terra, ir atrás dos pródigos, procurar as ovelhas, reunir seus eleitos, salvar a pobre humanidade. Que êste disco lhe restitua o roteiro aos passos, aos seus rotos passos de viajor, aos meio derrotados passos de exilado.

Que êste disco lhe seja o enderêço definitivo da vida!

PE. VASCONCELOS JR.

* * *
FICHA TÉCNICA:
- A Harpa e a Cristandade
- Luis Bordon
- Gravações Elétricas S/A (Discos Chantecler)
- CMG-2078
- 1970

FAIXAS:

01. JINGLE BELLS – marcha (D.P.)
02. NOITE SILENCIOSA – canção (J. Mohr / F. Grüber)
03. NATAL DE PAZ – canção (Nicolás Perez Gonzales)
04. O VELHINHO – valsa (Otávio Babo Filho)
05. NATAL DAS CRIANÇAS – valsa-de-roda (Blackout)
06. ÁRVORE DE NATAL – marcha (Luis Bordon / Joly Sanches)
07. BOAS FESTAS – marcha (Assis Valente)
08. PINHEIRINHO AGRESTE “O Tannebaum” – canção (E. Anschütz)
09. ORAÇÃO DE NATAL – canção (C. G. Fernandez)
10. FELIZ NAVIDAD – canção (Luis Bordon)
11. NATAL FESTIVO – canção (Mário Rinaldi)
12. FIM DE ANO – valsa (Francisco Alves / David Nasser)


Comentário: As duas versões do volume 1 são muito parecidas no que tange à interpretação de Luis Bordón, mas no resto a sonoridade dos dois discos é completamente diferente. Primeiro porque na versão original há a gravação pura de Luis Bordón com poucos acompanhamentos quase imperceptíveis; mas, ao mesmo tempo, a péssima qualidade sonora da gravação em mono (sei lá onde ficou o HI-FI ostentado na capa) deixa o disco com som abafado e baixo. Quanto aos lançamentos em lp existem pelo menos duas edições, ou “tiragens”. A original com a contracapa escrita em púrpura e uma igualzinha à segunda edição, só que sem a parte das “novidades da nova edição” (aliás, a primeira tiragem da segunda edição é igual a essa, sem as “novidades” também e com o mesmo selo azul escuro da Chantecler; eu sei disso porque tenho lp’s dessas duas tiragens: a derradeira da primeira versão e a primeira da nova, herdada da minha avó materna (oma) – que foi o disco que ouvi na infância).
Tem ainda as versões em compacto de 7 polegadas tanto da primeira quanto da segunda edição, sendo que duas delas (da primeira edição) tiveram capa e nomes diferentes, mas com faixas de A Harpa e a Cristandade.
Já a segunda versão, em estéreo vai para o outro oposto. Dependendo do aparelho que se tem os seus agudos se tornam quase insuportáveis (principalmente nas versões em cd lançadas na década de 1990 pela Warner e pela Som Livre).
A segunda versão do Volume 1 tem um som cristalino e o som da harpa além de mais audível é mais agudo. Além disso há as tais inserções de novos efeitos sonoros que são certeiras (décadas depois a sonoridade do álbum continua atual).
Quanto às tiragens, há várias dessa Segunda Edição:
A primeira com selo azul e logo colorido da Chantecler com a indicação “Nova Edição” no alto direito (1970) e tendo o lp o selo azul escuro
Outra semelhante mas com o logo em cinza na capa, outra escrito Stéreo no alto à direita ainda com o selo azul escuro no lp (foi um disco dessa tiragem que ouvi na infância);
E mais três a partir de 1975 tendo o lp selos azul claro,cinza e laranja da Alvorada (Selo da gravadora Chantecler).
Além disso, como já dito, houve duas edições em cd: da Warner em 1995 e da Globo/Som Livre na mesma época.
E houve o horroroso lançamento em conjunto com o Volume 2 na Série Dose Dupla como se verá adiante



A HARPA E A CRISTANDADE VOLUME 2 - LUIS BORDÓN












“A HARPA E A CRISTANDADE VOL. 2” foi lançado em 1972 e é marcado por seu estilo moderno para a época, lembrando o rock progressivo que ganhava destaque naqueles tempos idos. Apesar da boa aceitação por parte do público, ele não é tão lembrado quanto seu antecessor talvez porque traga várias músicas repetidas do disco anterior embora com arranjos diferentes e as demais faixas não tenham o mesmo apelo popular que as do primeiro disco.

Este foi o disco que sofreu nada menos que seis “baixas” no CD “Dose Dupla”, uma faixa por ter segundo a gravadora ruídos no máster original e as outras cinco por serem repetidas. Aqui o disco é apresentado em sua forma integral.

Segue abaixo um texto assinado pelo padre Olavo Pezzotti que consta na contracapa do LP e que segue mais ou menos a fórmula do padre Vasconcelos Jr.:

* * *

Natal é o toque de reunir.

Mensagem de paz, que os anjos cantaram para os pastores, naquela noite antiga.

Apelo á fraternidade dos homens para que, reunidos em torno do Deus-criança, sejam todos um.

Sacerdote, Deus fez de mim também um mensageiro. E colocou em minhas mãos aquele facho de luz acesso em "Belém, há dois mil anos.

E é com a maior alegria que apresento este segundo volume de "A Harpa e a Cristandade".

Sem falar de Luis Bordón, cujo nome se gravou na alma de todos como "o poeta do Natal".

Sem falar do Maestro Expedito de Carvalho, que colocou nos arranjos deste segundo volume toda a sua extraordinária sensibilidade de artista. Sem falar daquele aprimorado critério que soube entretecer, num contraste magnífico, o clássico e o popular, a alma exótica do artista e a alma singela do povo - "Boas Festas", "Ave Maria de Gounod", "Noite Silenciosa", "El Burrito Orejón"...

Prefiro me fixar nesta mensagem de amor e de alegria, que a música de Luis Bordón trouxe para o nosso encantamento.

E os meus votos de que através do ritmo suave e da inspirada melodia de "A Harpa e a Cristandade", possa Luis Bordón levar, para todos os lares do Brasil e do Mundo, a doce mensagem do Natal.

E que os ecos devolvam, como num milagre, a certeza de que todas as mãos estão unidas para rezarem ao Menino e, ao seu lado, comporem a eterna melodia da fraternidade.

PE. OLAVO PEZZOTTI

* * *

FICHA TÉCNICA:

- A Harpa e a Cristandade Vol. 2
- Luis Bordon
- Gravações Elétricas S/A (Discos Chantecler)
- CMG-S 9014
- 1972

FAIXAS:

01. AVE MARIA (Charles Gounod) Arranjo: Luis Bordon
02. SILVER BELLS (Jey Livingston / Ray Evans)
03. IT CAME UPON THE MIDNIGHT CLEAR (Willis)
04. O VELHINHO (Otávio Babo Filho)
05. THE FIRST NOEL (Arranjo de Luis Bordon)
06. PINHEIRINHO AGRESTE “O’Tannenbaum” (E. Anschütz) Arranjo de Luis Bordon
07. JINGLE BELLS (Arranjo de Luis Bordon)
08. NOITE SILENCIOSA (J. Mohr / F. Grüber) Arranjo de Luis Bordon
09. FROSTY THE SNOW MAN (Steve Nelson / Jack Rollins)
10. BOAS FESTAS (Assis Valente)
11. AM WEIHNACHTSBAUM (Jahre Wieder)
12. EN UN BURRITO OREJÓN (Victor Schlichter / Gatulo Castilho)
13. WHITE CHRISTMAS (Irving Berlin)

O CD da série “Dose Dupla” infelizmente não está à altura dessa obra, pois além de suprimir uma faixa do volume 2 alegando má qualidade sonora, também excluiu cinco faixas desse mesmo volume sob o pretexto de já constarem no volume 1. O detalhe é que essas músicas têm um arranjo diferente do primeiro volume o que não justifica essa omissão.







Comentário: Durante anos negligenciei que houvesse um volume à obra A Harpa e a Cristandade. Só descobri sua existência quando do lançamento do cd Dose Dupla em 2000 e demorei cinco anos para descobrir como era esse Volume 2. Em 2005 comprei o lp da primeira tiragem da “Harpa vol.2”. Houve um misto de encantamento e desapontamento.
Encantamento porque era uma mistura de “novas” músicas com outras do vol. 1 em novos arranjos (além de incluir Am Weihnachtsbaum, uma música alemã, impensável em harpa, mas tá ali, animadíssima!). Além disso, os arranjos no melhor estilo rock progressivo foram bem corajosos, ao propor um estilo diferente do volume 1 nas suas duas versões. Em 1972 deve ter sido moderníssimo (mas décadas depois soa datado demais, destoando totalmente do Volume 1...)
Desapontamento porque nesse Volume 2 a “Harpa” do título fica muitas vezes em segundo plano ou desaparece para dar lugar ao órgão eletrônico e a um irritante violino. Mas, apesar dos pesares “Harpa vol. 2” é um bom disco, que deveria ter sido relançado na íntegra.
Uma curiosidade ainda é o título “A Harpa e a Cristandade” escrito em vários idiomas na capa. Possivelmente isso foi pensado para a exportação do álbum, com repertório de vários países. Se de fato foi lançado “no estrangeiro” não sei dizer...



FELIZ NATAL – BASILIO CABRERA









Álbum raríssimo gravado por Basilio Cabrera em 1978 na Gravadora Estéreo Som de São José (vizinha de Florianópolis). Nunca foi lançado em CD.

JINGLE BELLS
O VELHINHO
NOITE DA VIDA
FIM DE ANO
CARINHO MEU
SUEÑO DE ANGELITA
BOAS FESTAS
NATAL DAS CRIANÇAS
NOITE SILENCIOSA
ALEGRE NATAL
NOITE DE CRISTAL
FELICIDADE

É um dos discos da minha infância, carinhosamente apelidado de "Blim blom blom", numa época em que eu ainda não sabia ler - e para não confundí-lo com o álbum homônimo dos Pequenos Cantores da Guanabara.

Curiosidade: o exemplar que a Oma tinha (e hoje tenho eu!) veio da loja quebrado nas últimas das faixas. Cada vez que ia ouvi-lo tinha que ficar atento pra não deixar chegar na 5ª faixa, para não correr o risco de quebrar a agulha to toca-discos...
Em 2005, por benção divina, consegui encontrar um exemplar em perfeito estado desse disco e finalmente conheci as quatro faixas “quebradas” (Felicidade é linda!)
Duas coisas que sempre me encantaram são: a capa (as capas de discos da Estéreo Som nessa época eram um show  à parte) e o selo laranja do lp com um desenho da Ponte Hercílio Luz de Florianópolis.



SIMPLESMENTE NATAL- NITO DEL CARMEN











1 - JINGLE BELLS (D.P.) - Nito Del Carmen
2 - SILENT NIGHT - Nito Del Carmen
3 - SOLEADO - Nito Del Carmen
5 - NATAL DAS CRIANÇAS - Nito Del Carmen
6 - ÁRVORE DE NATAL - Nito Del Carmen
7 - BOAS FESTAS - Nito Del Carmen
8 - PINHEIRINHO AGRESTE - Nito Del Carmen
9 - LOS TRES REYES - Nito Del Carmen
10 - FELIZ NAVIDAD - Nito Del Carmen
11 - FIM DE ANO - Nito Del Carmen
12 - PRESÉPIO - Nito Del Carmen

Disco parecido com A Harpa e a Cristandade, seja pelo estilo, seja pelo repertório, mas, com a interpretação mais "livre" ele é bem interessante. O melhor do álbum são justamente as canções que não fazem parte de A Harpa e a Cristandade, particularmente Soleado!
Existe em três tiragens: Duas pela Japoti e uma Beverly.
Foi lançado em cd pela gravadora Copacabana




HARPA DE NATAL – JUAN CARLOS HERRERA
















1 - Alegria do mundo
2 - Jingle bells
3 - Sinos de Belém
4 - Noite Feliz
5 - Cantam os anjos
6 - Desceste das estrelas
7 - O Primeiro Natal
8 - Natal de alegria
9 - Adeste Fideles
10 - Vinde, cristãos
11 - A Boa Notícia
12 - Menino de Belém

Disco inspiradíssimo, surgido quando era moda disco de Natal com solo de harpa. Foi gravado em 1978 pela então Edições Paulinas Discos (EPD) – atual COMEP, sendo lançado pelo selo Panorâmico. Fez enorme sucesso. Em 1989 teve novas tiragem com o Selo Panorâmico, agora ostentando um arco-íris (antes havia um brilhante).Em 1994 teve a terceira tiragem, que só alterou o logo da COMEP na contracapa, mas manteve o “P-1989”...
Em dezembro de 1994 ganhei um exemplar deste disco do meu pai (na verdade eu queria um exemplar de A Harpa e a Cristandade, meu xodó, mas...). Muito chamou a atenção a capa (que hoje eu acho belíssima, mas na época achava feia...). O conteúdo também surpreende por causa dos inspiradíssimos arranjos de Herrera para temas conhecidos (Alegria do mundo, Jingle Bells, Noite Feliz, Adeste Fideles, Vinde Cristãos...) e outros menos conhecidos ou desconhecidos mesmo ( A Boa Notícia, Menino de Belém, Sino de Belém, Natal de Alegria).
O disco segue fazendo sucesso na sua edição em cd, sendo facilmente encontrado.  Pena que sua duração não chegue à meia hora...



CLÁSSICOS NATALINOS ORQUESTRADOS – LUIZ ANTÔNIO KARAM E EDUARDO ASSAD












Pot-Pourri: Nasceu Jesus/ Ó vinde a Belém/Adeste Fidelis / Glória
Boas Festas
Noite Feliz
Vinda do Menino Jesus
Na Noite de Natal
O Velhinho
Natal é viver
Jesus alegria dos homens
The little drummer boy
Joy to the world
Natal de paz
Harmonia natalícia
Jingle bells
Árvore de Natal
Natal em festa
Fim de ano
Boneco de neve

Este disco tem um caso curioso, parecido com o de A Harpa e a Cristandade. Na verdade ele é dois discos em um. Explico: em 1987 a COMEP lançou o lp Clássicos Natalinos de Eduardo Karam. Dois anos depois, para o lançamento em cd  acrescentaram algumas faixas gravadas pelo colega Eduardo Assad. Inclusive substituíram o Jingle Bells por outro. Como as faixas de Assad destoam um pouco das de Karan misturaram as faixas no cd, que ficou como está atualmente...
Este é um cd facilmente encontrado nas lojas todos os anos.



NOITE FELIZ – JULIO C. FIGUEIREDO




Noite Feliz
É Natal
Menino Deus
Adeste Fideles
Sinos de Belém
Glória a Deus
Jesus alegria dos homens
O Primeiro Natal
Sinos e pastores
Natal
Noite azul
Fim de ano

Este também é um álbum que são dois. Isto porque além da versão instrumental existe uma versão cantada pelo Madrigal Cantovivo.
Sobre esse cd Instrumental uma palavra o define: Belíssimo.
A junção dos arranjos com o repertório o faz um disco belíssimo, e não apenas mais um. Fica difícil eleger a melhor faixa. O álbum é aberto magnificamente com um inspirado arranjo de Noite Feliz e segue assim até seu ocaso com Fim de Ano. Ao fim fica um gosto de quero mais.
Fato é que desde a década de 1990 o pessoal da COMEP tem caprichado nos arranjos sinfônicos quando assim se pretende. Vide cd’s do Padre Zezinho como “Canções para quem não reza”, “Quando a gente encontra Deus”, “Canções que a Fé escreveu”, “Canções que a Vida escreveu”, entre outros.



MEIN WEIHNACHTSTRAUM (MEU SONHO DE NATAL) – ANDRÉ RIEU








o          0101TOCHTER ZION, FREUE DICH
o          0102VOM HIMMEL HOCH, DA KOMM ICH HER / MORGEN KINDER
o          0103AVE MARIA
o          0104TRANSEAMUS
o          0105LEISE RIESELT DER SCHNEE / KLING GLOCKCHEN KLINGEL
o          0106ABENDS WILL ICH SCHLAFEN GEHEN
o          0107SLEIGH RIDE
o          0108WHITE CHRISTMAS
o          0109ES IST EIN ROS' ENTSPRUNGEN
o          0110SCHLAFE MEIN PRINZCHEN, SCHLAF EIN / O JESULEIN SU
o          0111SCHLAFE, HOLDER SUESSER KNABE
o          0112JINGLE BELLS
o          0113DER WINTER (LARGO)
o          0114O TANNENBAUM / THE LITTLE DRUMMER BOY / GUTEN ABEN
o          0115ALLE JAHRE WIEDER / O DU FROHLICHE, O DU SELIGE /
o          0116CARO MIO BEN
o          0117IHR KINDERLEIN KOMMET / IL EST NE, LE DIVIN ENFANT
o          0118WEIHNACHTSKONZERT OP. 6 NR. 8
o          01195. PASTORALE LARGO
o          0120THE HOLY CITY
o          0121STILLE NACHT, HEILIGE NACHT

André Rieu escreve: Este CD inclui as músicas que eu costumava ouvir na minha infância durante a época natalícia. Relembram-me imenso o Natal vivido nesses anos em minha casa e as inúmeras Missas do Galo onde cantei inúmeras vezes em conjunto com o coro da igreja. De facto, é uma pena não ser Natal o ano inteiro!

Comentário: Disco belíssimo, em forma de concerto (de fato há o dvd baseado no disco, mas com repertório ligeiramente diferente). É um disco para ouvir e se emocionar. Desde o começo majestoso com “A Filha de Sião”.



WEIHNACHTEN MIT ANDRÉ RIEU – ANDRÉ RIEU





Disco de 1999, mais simples que o “Meu Sonho de Natal!
 Faixa                        Duração       
1                     Stille Nacht                          3:13   
2                     The First Nowell / Il est né, le divin enfant / Ding Dong! Merrily on High                           4:06            0
3                     Ave Maria                             2:44   
4                     White Christmas                             2:31   
5                     Es ist ein Ros entsprungen / Gloria In Excelsis Deo In Dulci Jubilo                                  4:15           
6                     Deck the hall with boughs of holly                                 1:29   
7                     Sleigh Ride                          2:53   
8                     Minuit Chrétien                               2:45   
9                     O Come All Ye Faithfull                            2:18   
10                   O Little Town of Bethlehem / God Rest Ye Merry Gentlemen / Cansó de Nadal                          4:22   
11                   Mary's Boy Child                             3:25   
12                   We Wish You A Merry Christmas                                   1:58   



(WEIHNACHTEN RUND UM DIE WELT) CHRISTMAS AROUND THE WORLD – ANDRÉ RIEU






Pessoalmente, André considera este como sendo o concerto de Natal mais bonito que alguma vez realizou. Para além da orquestra e do coro, contou com a participação de três brilhantes sopranos e, talvez o mais aprazível deste concerto, um coro infantil japonês com as vozes de anjos! Este CD é um excelente presente de Natal para si e para os seus. “Christmas around the World” contém lindas composições como: Minuit Chrétien (O Holy Night), Walking in a Winter Wonderland, Rudolph the red-nosed reindeer, Silent Night, Ave Maria, The Star of Bethlehem, Gesù Bambino, Evening Prayer. Vai poder assim apreciar a época natalícia na companhia de André Rieu e da sua orquestra!

01Stille Nacht, Heilige Nacht
02Minuit Chrétien (Cantique de Noël)
03Rudolph the red-nosed reindeer
04Winter Wonderland
05Sah ein Knab ein Röslein stehen
06The Star of Bethlehem
07Deck the hall with boughs of holly
08Ave Maria
09Slumber my darling
10Gesù Bambino
11The Angel (Vocalise)
12Abends will ich schlafen gehen
13Halleluja
14The Tulip song
15Dendenra Ryu
16We wish you a merry Christmas



DECEMBER LIGHTS - ANDRE RIEU




Com a rápida aproximação da época natalícia a superestrela internacional André Rieu convida-o a um concerto de Natal festivo em sua casa com o novo CD “December Lights”. A celebração romântica do Natal de Rieu é exatamente o que você precisa para entrar no espírito das festas natalícias.
Um dos destaques também incluídos no CD é a canção de Natal escrita pelo próprio Maestro: December Lights. Este canto teve como inspiração o momento em que Rieu conheceu a sua mulher Marjorie na cidade invernosa de Bruxelas, Bélgica. “Naquela altura eu era um jovem músico sem dinheiro a estudar violino no conservatório mas, apesar de alguns desconfortos materiais, a companhia de uma pessoa tão maravilhosa fez-me passar por um dos momentos mais felizes da minha vida."

O álbum “December Nights” é exatamente o que você precisa para entrar no espírito da época natalícia; a melhor seleção de canções de Natal no CD de certeza que lhe vão aquecer o coração nos dias frios de inverno.
01 - André Rieu - Silent Night, ARV_11
02 - André Rieu - Deck The Hall With Boughs Of Holly, ARV_11
03 - André Rieu - The Christmas Song (Chestnuts Roasting On An Open Fire)
04 - André Rieu - The Holy City, ARV_11
05 - André Rieu - O Holy Night, ARV_11 (Minuit Chrétien, ARV_11)
06 - André Rieu - White Christmas, ARV_11
07 - André Rieu - Walking In The Air (Theme From ‘The Snowman’)
08 - André Rieu - December Lights
09 - André Rieu - God Rest You Merry Gentlemen
10 - André Rieu - Mary’s Boy Child
11 - André Rieu - O Come All Ye Faithful, ARV_11 (Adeste Fideles, ARV_11)
12 - André Rieu - Go Tell It On The Mountain
13 - André Rieu - Ave Maria, ARV_11
14 - André Rieu - From Heaven High I Come To You, ARV_11 - Medley (Vom Himmel Hoch, ARV_11 (Med..
15 - André Rieu - O Little Town Of Bethlehem
16 - André Rieu - Every Year Anew, ARV_11 - Medley (Alle Jahre wieder, ARV_11)
17 - André Rieu - Petit Papa Noel
18 - André Rieu - Sleep Little Jesus (Slaap nu mijn Jezuke)
19 - André Rieu - Hallelujah, ARV_10



SINFONIA DO NATAL-JOHAN DALGAS FRISCH








Disquinho produzido por Johan Dalgas Frisch misturando canto de aves brasileiras à suas tradicionais melodias natalinas em arranjos bonitinhos.
Teve várias tiragens, sendo lançado pelos selos Saci e Sabiá da Copacabana (Som Indústria e Comércio). Teve tiragens em vinil preto tradicional e coloridos (os mais comuns) nas cores rosa e verde.









NATAL INSTRUMENTAL EM SOLOS DE VIOLA




Natal Instrumental em Solos de Viola é o álbum que apresenta algumas das mais belas canções natalinas interpretadas de um jeito bem brasileiro pelos músicos Carlos Batista Quirino (violão), Adão Angrisani (viola e percussão) e Laurento Gomes da Silva (baixo). São 14 faixas com as imperdíveis "Boas Festas" (Assis Valente), "Natal das Crianças" (Octávio Henrique de Oliveira - Black-Out), "O Velhinho" (Otávio Babo Filho) e "Fim de Ano" (Francisco Alves e David Nasser). Confira!
1.         1 Boas Festas
2.         2 Natal das Crianças
3.         3 Vinde Cristão
4.         4 Adeste Fideles
5.         5 Jingle Bells
6.         6 O Velhinho
7.         7 Noite Feliz
8.         8 Árvore de Natal
9.         9 Pinheirinho Agreste
10.      10 Glória, Aleluia
11.      11 Natal Branco
12.      12 Natal Azul,
13.      13 Ave Maria
14.      14 Fim de Ano

Comentário: Uma agradável surpresa. Diferente do que parece, o disco não é um sertanejão, mas ao contrário, está mais próximo da música erudita (isso já é desconfiável pelo fato de estar no catálogo da Paulus, gravadora que, com exceção de discos do Hinário Litúrgico da CNBB, só costuma lançar discos de música mais erudita ou refinada.


BRASILEIROS

FELIZ NATAL – OS PEQUENOS CANTORES DA GUANABARA














01. É Natal
02. Boas Festas
03. Árvore de Natal
04. Adeste Fidelis
05. Natal das Crianças
06. Quando Chega o Natal
07. O Tannenbaum
08. O Velhinho
09. Estrelinha Cintilante
10. Natal Branco
11. Sinos de Prata
12. Noite Feliz

O grupo lançou o LP "Feliz Natal" com a Orquestra de Paulo Monteiro de Souza, interpretando 12 temas clássicos da festa da cristandade: "É Natal (Jingle Bells)", tradicional, e "Noite feliz (Silent Night)", de Franz Gruber, com adaptações de Paulo Tapajós; "Boas festas", de Assis Valente; "Árvore de Natal" e  "Estrelinha cintilante", do Padre Ralfy Mendes; "Adeste Fidelis" e  "O Tannenbaum", temas tradicionais com adaptação do Padre João Bedeschi e Carlos Monteiro de Souza; "Natal das crianças", de Blecaute; "Quando chega o Natal", de Sereno; "O velhinho", de Otávio Babo Filho; "Natal branco (White Christmas)", de Irving Berlin, e versão de Marino Pinto, e "Sinos de prata (Silver Bells)", de Evans e Jay Livingston, em versão de Alberto Ribeiro.

Comentário: Um dos discos de Natal da minha infância (já era antigo naquela época!) e que continua fazendo sucesso-mas sem uma edição em cd decente...
A canção que mais gosto do disco é a exclusivíssima Estrelinha Cintilante.
Mas o disco todo é maravilhoso: A versão de Jingle Bells é ótima. Boas Festas é uma marcha-rancho animadíssima. Árvore de Natal é uma canção curiosa da qual sempre gostei. As versões de Adeste Fideles e O Tannembaum (Feliz Natal) emocionam, assim como Qiuando chega o Natal (canção de cunho social!). Natal Branco e Sinos de Prata são versões belíssimas de canções norte-americanas. As brasileiríssimas Natal das Crianças e O Velhinoh dão um tom infantil bonitinho ao disco. A nova letra para Noite Feliz fecha o disco com chave de ouro.
Os arranjos são ótimos, bem como a parte instrumental – que me parecem enfatizar um instrumento que eu acho que seja o harmônio.
Mesmo sendo um disco de 1966 é sempre atual e até hoje é sucesso (vendeu tanto quanto A Harpa e a Cristandade volume 1). Pena que ganhou uma edição em cd obscura. Feita longe dos estúdios da Universal, detentora do cast da antiga Philips.




NATAL EM FAMÍLIA – POLY E SEU CONJUNTO












NOITE SILENCIOSA
VISITA AO PRESÉPIO
NOITE DE GLÓRIA
NATAL NO SERTÃO
PAPAI NOEL ME ESQUECEU
WHITE CHRISTMAS
BOAS FESTAS
25 DE DEZEMBRO
CANTIGA DE NATAL
FOLIAS DE REIS DE ITANHAEM
ESTRELA DO MENINO POBRE
NATAL DOS CABOCLOS

Comentário: Disco tradicional, Natal em Família mistura solos de guitarra havaiana (algo exótico!) com arranjos sertanejos vocalizados por um conjunto inspirado!
Todas as canções são belas mas destaco as nataliníssimas 25 de dezembro, Noite de glória, e Natal dos caboclos pela beleza. Já Boas Festas, Folia de Reis de Itanhaem e Visita ao Presépio dão um toque de Terno de Reis. A jóia maior do disco é Estrela do Menino Pobre, uma canção triste mas esperançosa sobre aqueles que tem pouco dinheiro para celebrar o Natal mas sonham.
O disco é de 1962 mas teve várias tiragens posteriores. A partir de 1975 passou a constar na capa o dizer “Incluindo Noite Silenciosa e White Christmas”, que são justamente as duas faixas gravadas em arranjos instrumentais onde sobressai o som da guitarra havaiana de Poly, precursor no uso desse instrumento no Brasil.




A NOITE SE ILUMINOU – CORAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) 1979




Álbum belíssimo gravado pelo Coral da UFSC sob regência do Maestro José Acácio Santana, autor da maioria das faixas.
Foi gravado em 1979 pela gravadora Estéreo Som de são José e infelizmente nunca foi lançado em cd.
Além da belíssima interpretação do coral (na sua melhor fase, na minha opinião) a gravação tem o brilhantismo do órgão de tubos da Catedral de Florianópolis, que soleniza as canções.




A NOITE SE ILUMINOU – CORAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) e JOSÉ ACÁCIO SANTANA







Álbum de 1995, lançado pela COMEP com o mesmo título de um antigo lp da Estéreo Som, mas com outro repertório e outros arranjos, menos solenes.
O álbum traz duas conhecidas canções do Zé Acácio: A Noite se iluminou e Natal é tempo de rever.
Belíssimo trabalho do coral e do saudoso maestro!

A Noite se iluminou
Sinos de Belém
Natal é tempo de rever
Santa e silênciosa noite
Natal é vida nova
Por onde anda a estrela
Maria traz de volta a manjedoura
O Tempo da graça
Só o amor consegue dar a paz
Nasceu o Salvador
É Natal, um tempo de esperança
Nasceu o Cristo
Feliz Natal
Noite Feliz




NATAL TERNURA – CORAL IMACULADA CONCEIÇÃO E FREI LUIZ TURRA







Disco espiritual do conhecido compositor e maestro Frei Luiz Turra com seu Coral Imaculada Conceição. O disco traz composições do frei e versões novas para canções conhecidas.
É um disco mais religioso e eu recomendo ser ouvido com “A noite se iluminou” do Coral da UFSC com José Acácio Santana,
Foi lançado pela COMEP em 1991 com várias tiragens posteriores em cd.

Noite Feliz
Chega a ternura
Glória a Deus
Novos projetos
Adeste Fidelis
Anjos cantam glória
Jingle Bell s
Deus com seu povo
Um anjo anunciou
Cântico do Benedictus
Contemplando a criança




BOAS FESTAS - CORAL ECO, TERUO YOSHIDA, ANTÔNIO DURAN, WALDEMIRO LEMKE






Disco com estilo nipônico (visto que o Coral Eco é formado de crianças de origem japonesa), com músicas de vários países. O resultado é bem interessante.

Alegria de Natal
Já nasceu o menino Deus
Noite azul
Seu rebanho a pastar
Dorme, Menino Jesus
Noite jubilosa
Dim, dom, os sinos tocam
Vinde pastores à pequenina Belém
Árvore de Natal
White Christmas
Adeste fidelis
Vinde ó pastores
Jingle Bell s
Que magnifica noite
Ó vinde a Belém
Noite Feliz


NOITE FELIZ – MADRIGAL CANTOVIVO



https://www.youtube.com/playlist?list=PL4dVOc_PQL4-pnnAKxV7-U8UBYHnDPFgl



Noite Feliz
Sinos e Pastores
Noite Azul
Jesus alegria dos homens
O Primeiro Natal
Menino Deus
Glória a Deus
É Natal
Adeste Fideles
Natal
Sinos de Belém
Fim de ano

Este também é um álbum que são dois. Isto porque além da versão instrumental de Julio C. Figueiredo existe uma versão cantada pelo Madrigal Cantovivo.
Sobre esse cd uma palavra o define: Belíssimo.
A junção dos arranjos com o repertório o faz um disco belíssimo, e não apenas mais um. Fica difícil eleger a melhor faixa. O álbum é aberto magnificamente com um inspirado arranjo de Noite Feliz e segue assim até seu ocaso com Fim de Ano. Ao fim fica um gosto de quero mais.
Fato é que desde a década de 1990 o pessoal da COMEP tem caprichado nos arranjos sinfônicos quando assim se pretende. Vide cd’s do Padre Zezinho como “Canções para quem não reza”, “Quando a gente encontra Deus”, “Canções que a Fé escreveu”, “Canções que a Vida escreveu”, entre outros.


25 DE DEZEMBRO – SIMONE






















25 de Dezembro é o título de um álbum de estúdio lançado em 1995 pela cantora brasileira Simone com o selo Polygram.
O disco foi o primeiro a apresentar exclusivamente canções cristãs/natalinas por cantores populares e com isso inaugurou um segmento até então inexistente na indústria fonográfica nacional; o disco vendeu mais de 1.5 milhões de cópias em menos de um mês e meio.1 A versão em espanhol vendeu 2.0 mi de cópias; em 1998 o disco foi reeditado com uma faixa bônus, a participação das Meninas Cantoras de Petrópolis na canção Ave Maria.

Então é Natal
Natal Branco
Bate o Sino
Pensamentos
O Velhinho
Jesus Cristo
Que Maravilha Viver…
Natal das Crianças
Boas Festas
Noite Feliz
Ave Maria (Faixa Bônus)

Comentário: Um dos discos natalinos mais tocados do Brasil. Tanto que chega a ser enjoativo. São vários lugares que o executam na época natalina, o que acaba prejudicando a obra, já que muitos não o aguentam mais (é até motivo de piada por aí).
É uma pena, pois esse álbum tem vários méritos e se seriamente ouvido é bastante agradável.
O carro-chefe do álbum é a faixa-arrasa-quarteirão Então é Natal, que dispensa apresentações (que nada: é versão do clássico de John Lenon “Happy Xsmas (War is Over)”). Natal Branco tem um arranjo jazzístico gostoso! As canções natalinas “por excelência” surpreendem pelos arranjos incomuns: Bate o sino e Natal das crianças estão mais lentas que o normal, Boas Festas com a batida Olodum dá uma sacudida, Noite Feliz tem arranjo lindo. E há as canções nada óbvias: Que maravilha viver, linda versão de What a Wonderful World; Jesus cristo (que parece óbvia, mas, nada tem de natalina) e outra canção de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, qie pra mim é a melhor do disco: Pensamentos (curiosamente essa canção entrou na trilha da novela Explode Coração, da Rede Globo, aquela do Cigano Igor...).
Resumindo: Ouça sem medo, mas fuja das lojas de departamento em dezembro...


CHITÃOZINHO & XORORÓ EM FAMÍLIA








Em Família é um álbum de estúdio da dupla brasileira de música sertaneja Chitãozinho & Xororó, lançado em 1997. O álbum tem participações de Sandy & Junior, Rick & Renner, Fábio Júnior, Roberta Miranda e Maurício & Mauri.

N.º Título Duração
1. "Noite Feliz" (participação de Sandy & Junior) 3:08
2. "O Homem de Nazareth"   4:56
3. "Presente de Natal"   4:27
4. "Natal Branco (White Christmas)" (participação de Fábio Júnior) 4:40
5. "Nossa Senhora"   5:17
6. "Cante a Canção (Sing)" (participação de Sandy & Junior) 3:18
7. "Medley" "Natal das Crianças" "O Velhinho" (participação de Sandy & Junior)
"Sino de Belém (Jingle Bells)"  3:25
8. "Rastros na Areia" (participação de Roberta Miranda) 3:26
9. "Meu Senhor (My Sweet Lord)"   4:19
10. "Boas Festas"   3:14
11. "Um Sino Feliz" (participação de Sandy & Junior) 2:10
12. "Uma Grande Família"   3:57
13. "Hino dos Reis" (participação de Maurício & Mauri e Rick & Renner) 3:30
14. "Medley" "Se Uma Estrela Aparecer (When You Wish Upon a Star)" (participação de Sandy)
"Adeste Fidelis" "Que Seja um Natal Feliz (participação de Sandy & Junior)"  3:35

Comentário: Um bom disco, inspirado, aparentemente, no álbum 25 de dezembro da Simone. Fez bastante sucesso (vendeu mais de 700000 cópias!) e a canção O Homem de Nazareth (de Antônio Marcos) foi bem executada nas rádios. O disco tem vários pontos altos, como Rastros na Areia, Uma Grande Família, Hino de Reis. Em compensação nas canções que contam com a participação de Sandy & Junior parece que há algo fora do tom (e olha que eu sou fã da dupla!) –acho que há um excesso de agudos nessas faixas, seja nos vocais, seja nas bases instrumentais. Pra mim a melhor faixa do disco é "Meu Senhor (My Sweet Lord)", de Gerorge Harrison.
Curiosamente, a primeira edição do cd vinha com um k7 do álbum de brinde, numa fase de transição para o cd como mídia gravada principal (foi naquele ano de 1997 que cessou a comercialização do álbuns em lp e k7 em larga escala no Brasil).



GERMÂNICOS
Aqui devo fazer duas explicações:
1ª: A música natalina popular tem origem na cultura Germânica (só se pode falar em Alemanha como Estado a partir de 1871). Aliás foi na cultura germânica que o Natal tomou forma como grande festa sendo que foi nesta cultura que surgiram muitas tradições natalinas como Árvore de Natal, etc. Duas das canções mais tradicionais do Natal são germânicas: Noite feliz (Stille nacht, Heilige nacht) e Pinheirinho Agreste (O Tannanbaum).
2ª Como sou de origem germânica e criado na cultura germânica é lógico que vou colocar a cultura germânica aqui.

Explicação ortográfica:
Nesta seção “germânica” aprarecerá uma letra “estranha” a nós brasileiros, que precisa ser apresentada. É o ß.
ß (chamado de Eszett ou scharfes S, cujas pronúncias em AFI são, respectivamente, ['εstsεt] e [ʃarfəs εs]) é uma letra do alfabeto gótico incorporada ao alfabeto alemão, de base latina. É semelhante (embora não idêntica) esteticamente à letra beta (Β, β) do alfabeto grego, mas não deve ser confundida com esta última, que representa um som muito diferente. O eszett representa o fonema [s], como nas palavras Straße (rua) ou Fuß (pé).
Sua origem tipográfica não é a ligatura das letras que hoje representa em alemão (s longo medial e s curto final), mas sim a ligadura na escrita gótica das letras 's' e 'z', vindo daí a origem de seu nome (eszett em alemão significa S-Z).
O eszett é uma das únicas letras do alfabeto latino que não possui forma maiúscula, já que nunca ocorre inicialmente: não existem ocorrências iniciais de esse seguido de esse ou zê. Entretanto, há uma proposta de eszett maiúsculo para títulos em maiúsculas e versalete1 . Outro exemplo é a letra antigamente usada na língua gronelandesa, kra (ĸ).
Na Suíça e no Liechtenstein, esta letra é raramente utilizada, em seu lugar usa-se o "ss" ou o "sz".2
Com a reforma ortográfica começada em 1996, o ß desapareceu em posição depois de vogal tónico convertendo-se em ss: *Schloß → Schloss (‹castelo›), *bißchen → bisschen (‹pouquinho›).
No teclado configurado para português, o "Eszett" é obtido pressionando Alt Gr e ao mesmo tempo a letra "s" (Alt Gr + s = ß ).



FESTILCHE WEIHNACHTEN MIT ROBERT STOLZ












Originalausgabe von 1971 mit Robert Stolz als "Interpreten".

Die "Ausführenden" werden in einer kleinen Auflistung auf der Coverrückseite erwähnt:

"Die Schöneberger Sängerknaben"; Leitung Gerhard Hellwig (in der Trackliste mit der Nummer "2" in Klammern gekennzeichnet),
"Der Robert Stolz-Chor" (Kennz. Trackliste: Nummer "1")
Orchestrale Begleitung durch die "Berliner Symphoniker"

Die musikalische Gesamtleitung: ROBERT STOLZ

1. Glockengeläut 0:10  
2. Stille Nacht, Heilige Nacht (1) 1:25  
3. Am Weihnachtsbaum Die Lichter Brennen (1) 1:35  
4. Ihr Kinderlein Kommet (1) 1:03  
5. Schneeflöckchen, Weißröckchen (2) 1:43  
6. O Tannenbaum (1) 1:34  
7. Alle Jahre Wieder (1) 1:43  
8. Weiße Weihnacht (White Christmas) (1) 1:36  
9. Eine Muh, Eine Mäh (2) 1:41  
10. Kling Glöckchen, Klingelingeling (1) 1:27  
11. Leise Rieselt Der Schnee (1) 1:35  
12. Morgen Kommt Der Weihnachtsmann (2) 1:33  
13. O Du Fröhliche, O Du Selige (1) 1:31  
14. Vom Himmel Hoch, Da Komm' Ich Her (1) 1:24  
15. Laßt Uns Froh Und Munter Sein (2) 1:37  
16. Träume Unter Dem Christbaum (1) 1:37  
17. Still, Still, Weil's Kindlein Schlafen Will (1) 1:41  
18. Kommet, Ihr Hirten (1) 1:25  
19. Morgen, Kinder, Wird's Was Geben (2) 1:40  
20. Es Ist Ein Ros' Entsprungen (1) 1:37  
21. Es Blüht Eine Rose Zur Weihnachtszeit (1) 1:32  
22. Aba Heidschi Bumbeidschi (2) 1:25  
23. Süßer Die Glocken Nie Klingen (1) 1:39  
24. In Dulci Jubilo (1) 1:33  
25. Ave Maria (1) 1:43  
26. Glockengeläut

Comentário: Robert Stolz foi um dos mais importantes compositores e maestros do século XX. O seu “Festliche Weihnachten” de 1971 foi gravado como um Concerto em dois atos (a divisão dos atos é o intervalo entre o lado A e o lado B do LP). De fato há um brevíssimo intervalo entre uma faixa e outra dentro destes dois atos.
É um álbum belíssimo seja pela parte instrumental, seja pela interpretação dos corais adulto e infantil que se intercalam muito bem entre canções mais animadas e mais sérias. Chega a ser difícil dizer se há uma canção mais bela. Aliás, o único defeito do álbum (que conta com duas composições de Stolz: Träume Unter Dem Christbaum e Ave Maria) é a sua brevidade no total (não alcança quarenta minutos de duração) e no particular (a maior parte das canções estão com poucas das estrofes originais), mas isso provavelmente ocorreu porque ficaria difícil colocar num lp um álbum muito longo.
O álbum foi lançado por duas gravadoras na Alemanha na sua época: BASF (a gravadora foi extinta, mas a empresa fabricante de k7s e cds se tornou a EMTEC e segue com o mesmo logo espiralado vermelho); e Polydor (da PolyGram, atualmente pertencente à Universal). Mais tarde foi relançado em cd pela Karussel Musik. Foi lançado pela BASF no Brasil em 1975.
Este é um dos álbuns da minha infância, embora eu não lembrasse dele, porque quebrei o exemplar da oma quando tinha dois anos, mas, em 2005 consegui comprar um exemplar e me maravilhei com o que ouvi! Descobri que uma das músicas que a oma cantava para mim estava neste disco: a tradicional Eine Muh, Eine Mäh.




O DU FRÖHLICHE - ESTHER RETHY, DER THOMANERCHOR, DIE SÄNGERKNABEN VOM WIENERWALD, DIE WIENER SÄNGERKNABEN










Coro - Die Sängerknaben Vom Wienerwald , Die Wiener Sängerknaben , Der Thomanerchor *
Vocais - Esther Rethy *

Faixas:
Glockengeläute
Stille Nacht, Heilige Nacht
O Du Fröhliche
O Tannenbaum
Alle Jahre Wieder
Es Ist Ein Reis Entsprungen
Vom Himmel Hoch
Ehre Sei Gott In Der Höhe
Ihr Kinderlein Kommet
Süßer Die Glocken Nie Klingen
Fröhliche Weihnacht Überall
Maria Durch Ein Dornwald Ging
Am Weihnachtsbaum
Kommet Ihr Hirten
Glockengeläute

Comentário: Disco conjunto de três coros religiosos alemães, sendo que o mais famoso no Brasil é o “Die Wiener Sängerknaben”, chamado por aqui de “Os Meninos Cantores de Viena”.
É um disco da minha infância, sendo o primeiro de música natalina germânica que conheci, graças ao lançamento no Brasil pela Elite Special, via Chantecler, em 1976.
É um disco bem espiritual, não só pelo repertório (a maior parte das canções natalinas germânicas são religiosas!), mas pela própria parte instrumental, em que se sobressai o órgão e os violinos (se não foi gravado em uma igreja, dá a impressão de ter sido).
O Du Fröliche significa algo como “Ó grande felicidade” (a canção em si, a minha preferida entre as natalinas é baseada num tema siciliano que deu origem também ao hino Ó Santíssima (composto por Beethoven)).
A faixa que eu mais gosto do disco é justamente um solo de órgão: Ehre Sei Gott In Der Höhe (Glória a Deus nas alturas), que é o Glória de uma das Missas de Schubert.
Algo que muito me chama a atenção em grande parte dos discos germânicos de Natal é que eles começam e terminam com o “Glockengeläute”, isto é, Toque de Sinos, demonstrando assim se tratar de uma obra religiosa, em primeiro lugar, pois, comemora o nascimento do Salvador, Jesus.




FISCHER CHÖRE DIE SCHÖNSTEN WEIHNACHTSLIEDER CHRISTMAS

 edição holandesa



 edição alemã, padrão mundial





Fischer-Chöre é um grupo de coros oriundos da cidade de Stuttgart, capital do Estado de Baden-Württemberg (Alemanha), conduzidos pelo maestro Gotthilf Fischer e que, ocasionalmente, fazem apresentações em conjunto.
Montado pela primeira vez em 1969, realizou apresentações em lugares como Roma, Jerusalém e os Estados Unidos, e durante a década de 1970 lançaram vários álbuns. O repertório é composto principalmente de música popular internacional e música erudita (especialmente coros de óperas), cantados em alemão - como texto original ou como versão. Com um coral composto de 1000 vozes, o Fischer-Chöre se apresentou na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de 1974, o que fez com que ficasse conhecido no mundo inteiro. Em 1990, ganhou o seu próprio programa de televisão chamado Strasse der Lieder (Estrada das canções em alemão), no ar até 2008.
.1         Wir fahren mit der Bimmelbahn
            3:08   
2.         Leise rieselt der Schnee
2:27   
3.         Lasst uns froh und munter sein
2:19   
4.         Wünsche und Gedanken
3:25   
5.         Morgen, Kinder, wird's was geben
3:05   
6.         Petersburger Schlittenfahrt
3:17   
7.         Weihnachten bin ich zu Haus
3:20   
8.         Jingle Bells
3:02   
9.         White Christmas
3:07   
10.      Oh du fröhliche
4:57   
11.      Süsser die Glocken nie klingen
2:58   
12.      Stille Nacht
3:14   



TRIO MONTECARLO FRÖLICHE WEIHNACHTEN




Em 1965 uma grande enchente assolou o Estado no mês de agosto.
Em meio a todas as dificuldades, o órgão com carrilhão de sinos, fabricado por Arno Bohn, foi enviado via aérea para São Paulo. O instrumento, fabricado por Arno Bohn, em Novo Hamburgo, deveria ser uma atração especial no primeiro disco de músicas natalinas.
Cláudio A. de Souza, no órgão, tinha dupla função. Além da música e ritmo que normalmente se ouvia de um órgão eletrônico, o som dos sinos deveriam dar um toque especial, característico do Natal.
Egon A. Scaeffer, como sempre, faria o acompanhamento habitual nos instrumentos de cordas.
A característica mais agradável do órgão era o som de realejo, dando maior brilho às músicas executadas nessa tonalidade. Nesse lançamento havia uma música que impressionou o diretor da TV Globo.
Ele escreveu uma carta para o trio, oferecendo um contrato para cantar, com acompanhamento de uma orquestra, na noite de natal de 1965.
Esta carta, infelizmente, se perdeu entre os pertences de Arno Bohn, mas a apresentação aconteceu. O trio cantou a música "WIEGEN LIED " de Johnnes Brahms, abrilhantando a programação natalina da Globo naquele ano.
O Trio Montecarlo galgava a escada da fama, como o seu criador, Egon Schaeffer sempre imaginou que aconteceria.

Músicas do LP - FRÖHLICHE WEINACHTEN
LADO 1
1 - STILLE NACHT, HEILIGE NACHT ( Arr. Egon A. Schaeffer)
2- O TANNENBAUM ( Arr. Kurt J. Dutzig)
3 - JINGLE BELLS (Versão Vicki)
4 - WEIHNACHSMANN (Versão Egon A. Schaeffer)
5 - ADESTE FIDELES ( Versão Arbon)
6 - THE FIRST NOWELL ( Solo de órgão de Cláudio A. de Souza)

LADO 2
1 - MUETTERLEIN ( Arr. Arbon)
2 - IHR KINDERLEIN KOMMET ( Arr. Egon A. Schaeffer)
3 - WIEGEN LIED (Johannes Brahms - Arr. Egon A. Schaeffer)
4 - ALLE VÖGEL SIND SCHON DA ( Arr. Egon A. Schaeffer)
5 - WIE LIEBLICH ES SCHALT ( Arr. Arbon)
6 - REVERIE ( Solo de órgão de Cláudio A. de Souza)

Comentário: Bonito disco que intercala as solenes intepretações dos cantores com o órgão com sinos. Destaque para a bela Muetterlein e para a Reverie. Além disso os clássicos Jingle Bells e Boas Festas ganharam versões em alemão. Imperdível!




EIN WEIHNACHTSABEND MIT JULIO IGLESIAS
























A1       Leise Rieselt Der Schnee 1:41
A2       Es Ist Ein Ros' Entsprungen        1:46
A3       Weiße Weihnacht
Written-By – B. Balz*, I. Berlin*
2:45
A4       Ihr Kinderlein Kommet       1:02
A5       Am Weihnachtsbaum Die Lichter Brennen      0:37
A6       O Du Fröhliche        1:43
A7       Süßer Die Glocken Nie Klingen  2:50
A8       La Huida (Vidala Tucumana)       1:23
A9       El Nacimiento (Vidala Catamerquena)  0:45
A10     Los Pastores (Chaya Riojana)
Written-By – Ariel Ramirez, Félix Luna
1:20
A11     O Tannenbaum       3:56
B1       Stille Nacht Heilige Nacht 2:55
B2       Weißer Winterwald
Written-By – D. Smith*, F. Bernard*, K. Schwielow*
1:38
B3       Pferdchen Lauf!      1:36
B4       Im Tal Wird Es Still (Kreol. Wiegenlied)
Written-By – Olden*, Jojic*, J. Relin*, Trad.*
2:27
B5       Kling, Glöckchen, Klingelingeling          0:31
B6       Auf Dem Berge Da Wehet Der Wind      1:34
B7       Alle Jahre Wieder   3:06
B8       Durch Die Zeit Reist Ein Traum (Ave Maria No Morro)
Written-By – B. Olden*, H. Martins*
3:25
B9       Adeste Fideles         0:46
B10     Tochter Zion, Freuhe Dich           0:55
B11     In Dulci Jubilo         3:14

Companies etc
Phonographic Copyright (p) – CBS Grammofoonplaten B.V.
Credits
Arranged By – Boris Jojic*
Arranged By [Bearb.] – Olden* (tracks: A1, A2, A4 to A7, A11, B1, B3, B5 to B7, B9 to B11), Jojic* (tracks: A1, A2, A4 to A7, A11, B1, B3, B5 to B7, B9 to B11)
Producer – Otto Demler
Recorded By – Jean-Pierre Dupuy, Jörg Scheuermann
Written By – Trad. / Bearb. Jojic / Olden (tracks: A1, A2, A4 to A7, A11, B1, B3, B5 to B7, B9 to B11)
Written-By – Trad.* (tracks: A1, A2, A4 to A7, A11, B1, B3, B5 to B7, B9 to B11)
Notes
An original recording of Discos Columbia Spain.

(P) 1978 CBS Grammofoonplaten B.V.
Barcode and Other Identifiers
Rights Society: GEMA
Label Code: LC 0149


Comentário: Disco de 1978, em forma de concerto cantado por Julio Iglesias e um coral animado. É um disco inspirador com vários clássicos alemães e como grande surpresa uma versão da Ave Maria no Morro de Herivelto Martins (Durch Die Zeit Reist Ein Traum), que é a faixa mais bonita do disco. Teve várias tiragens e foi relançado em cd com outra capa.



HISPANO-AMERICANOS


25 DE DICIEMBRE - SIMONE

É a versão em espanhol do disco 25 de dezembro da cantora Simone, lançado em 1996. Porém, as faixas Jesus Cristo e Boas Festas estão em português mesmo. Llegó Navidad...
https://www.youtube.com/watch?v=G1mbnx_mZtk&list=PLMW913olOfiCseOLkEciu7EwE196LQGpo&index=21







MAIS:















Coletânea exclusiva!











Nenhum comentário:

Postar um comentário