Total de visualizações de página

sábado, 10 de março de 2012

Somos todos membros de um só corpo cuja cabeça é Cristo




Um assunto que tem tirado minha paz muitas vezes em mais de dez anos de vida eclesial é uma guerrinha absurda entre grupos dentro da nossa amada Igreja Católica Apostólica Romana. Claro que não são todos-com a graça de Deus-que se deixam levar por essas mesquinhas e digo até anti-eclesiais e anti-cristãs, mas os que se deixam contaminar por tal espírito belicoso provoca por vezes grandes estragos, muitas vezes difíceis de se reparar.
Na parte do clero vê-se algumas vezes uma guerrinha entre seminaristas e padres diocesanos e seminaristas e padres religiosos. de um lado diocesano (secular) dizendo que vive mais a pobreza que os religiosos, de outro lado é religioso apontado a boa vida daquele padre secular (diocesano) que tem casa na praia e carro do ano. é religioso reclamando de um lado e secular revidando do outro...
Na parte dos movimentos e pastorais vê-se uma guerrinha por causa de carismas diferentes. Cada um se achando mais fiel a Igreja e achando que só seu grupinho está certo. Uns não concordam e não aceitam os outros. É gente que só gosta de movimentos ligados à piedade popular não aceitando os louvores e guitarras do outro grupo. É o grupo dos louvores falando inverdades sobre aquele grupo que tem a libertação em pauta...E a confusão se  arama em muitas paróquias e dioceses. 
Mas o que é isto meu povo? Já se esqueceram o que é e significa o termo Igreja? Não vou me dar ao trabalho de explicar aqui, pelo contrário exorto-os que consultem o significado no Catecismo da Igreja Católica no seu índice analítico-de fato neste índice há resposta para tudo, e explica muito bem o que é Igreja, aliás, que bom se todo católico recorresse ao catecismo quando tem dúvida sobre alguma coisa.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica nos seus parágrafos 777 a 780: 
Igreja significa "convocação". Designa a assembleia daqueles que a Palavra de Deus convoca para formarem o povo de Deus e que, alimentados pelo Corpo de Cristo, se tornam  Corpo de Cristo.
A Igreja é ao mesmo tempo caminho e finalidade do desígnio de Deus: prefigurada na criação, preparada na Antiga Aliança, fundada pelas palavras e atos de Jesus Cristo, realizada por sua Cruz redentora e por sua Ressurreição, ela é manifestada como mistério de salvação pela efusão do Espírito Santo. Será consumada na glória do céu como assembleia de todos os resgatados da terra.
A Igreja é ao mesmo tempo visível e espiritual, sociedade hierárquica e Corpo Místico de Cristo. Ela é una, formada de um elemento humano e um elemento divino. Somente a fé pode acolher este mistério.
A Igreja é no mundo presente o sacramento da salvação, o sinal e o instrumento da comunhão de Deus e dos homens.


Lembram que somos todos membros diferentes do mesmo corpo cuja cabeça é Cristo? Vejam:
A vida cristã. Os serviços na comunidade: Carta de São Paulo aos Romanos, Capítulo 12:
1 Eu vos exorto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício
vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso verdadeiro culto. 2 Não vos conformeis com
este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que
possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é
perfeito. 3 Pela graça que me foi dada, recomendo a cada um de vós: ninguém faça de si uma
idéia muito elevada, mas tenha de si uma justa estima, de acordo com o bom senso e
conforme a medida da fé que Deus deu a cada um. 4 Como, num só corpo, temos muitos
membros, cada qual com uma função diferente, 5 assim nós, embora muitos, somos em
Cristo um só corpo e, cada um de nós, membros uns dos outros. 6 Temos dons diferentes,
segundo a graça que nos foi dada. É o dom de profecia? Profetizemos em proporção com a fé
recebida. 7 É o dom do serviço? Prestemos esse serviço. É o dom de ensinar? Dediquemosnos
ao ensino. 8 É o dom de exortar? Exortemos. Quem distribui donativos, faça-o com
simplicidade; quem preside, presida com solicitude; quem se dedica a obras de misericórdia,
faça-o com alegria.
E ainda na Carta de São Paulo aos Coríntios se lê nos capítulos 12 e 13:
 1 Agora, a respeito dos dons do Espírito, irmãos, não quero que vivais na ignorância. 2 Sabeis
que, quando ainda pagãos, éreis como que desviados e levados para o culto dos ídolos mudos.
3 Por isso, agora eu vos declaro que ninguém, falando sob influência do Espírito de Deus, vai
dizer: “Jesus seja maldito”, como também ninguém será capaz de dizer: “Jesus é Senhor”, a
não ser sob influência do Espírito Santo. 4 Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
5 Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 Há diferentes atividades, mas é o
mesmo Deus que realiza tudo em todos. 7 A cada um é dada a manifestação do Espírito, em
vista do bem de todos. 8 A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma
palavra de conhecimento segundo o mesmo Espírito. 9 A outro é dada a fé, pelo mesmo
Espírito. A outro são dados dons de cura, pelo mesmo Espírito. 10 A outro, o poder de fazer
milagres. A outro, a profecia. A outro, o discernimento dos espíritos. A outro, diversidade de
línguas. A outro, o dom de as interpretar. 11 Todas essas coisas as realiza um e o mesmo
Espírito, que distribui a cada um conforme quer. Um só corpo, muitos membros 12 Como o
corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora
sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. 13 De fato, todos
nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num só Espírito, para formarmos
um só corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito. 14 Com efeito, o corpo não é feito de
um membro apenas, mas de muitos membros. 15 Se o pé disser: “Eu não sou mão, portanto
não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de pertencer ao corpo. 16 E se o ouvido disser:
“Eu não sou olho, portanto não pertenço ao corpo”, nem por isso deixará de pertencer ao
corpo. 17 Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se o corpo todo fosse ouvido,
onde estaria o olfato? 18 De fato, Deus dispôs os membros, e cada um deles, no corpo,
conforme quis. 19 Se houvesse apenas um membro, onde estaria o corpo? 20 Mas, de fato, há
muitos membros e, no entanto, um só corpo. 21 O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de
ti”, nem a cabeça dizer aos pés: “Não preciso de vós”. 22 Bem mais ainda, mesmo os
membros do corpo que parecem ser os mais fracos, são indispensáveis. 23 Também os
membros que consideramos menos honrosos, a estes cercamos com mais honra; e os que
temos por menos decentes, nós os tratamos com mais decência. 24 Os que consideramos
decentes não precisam de cuidado especial. Mas Deus, quando formou o corpo, deu mais
honra ao que nele é tido como sem valor, 25 para que não haja divisão no corpo, mas, pelo
contrário, os membros sejam igualmente solícitos uns pelos outros. 26 Se um membro sofre,
todos os membros sofrem com ele; se um membro é honrado, todos os membros se regozijam
com ele. 27 Vós todos sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo.
28 Assim, na Igreja, Deus estabeleceu, primeiro, os apóstolos; segundo, os profetas; terceiro,
os que ensinam; depois, dons diversos: milagres, cura, beneficência, administração,
diversidade de línguas. 29 Acaso todos são apóstolos? Todos são profetas? Todos ensinam?
Todos fazem milagres? 30 Todos têm dons de cura? Todos falam em línguas? Todos as
interpretam? 31 Aspirai aos dons mais elevados. E vou ainda mostrar-vos um caminho
incomparavelmente superior.


1 Se eu falasse as línguas dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, eu seria como um
bronze que soa ou um címbalo que retine. 2 Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse
todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas
não tivesse amor, eu nada seria. 3 Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e
até me entregasse como escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me
aproveitaria. 4 O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha
de orgulho; 5não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em
conta o mal sofrido; 6não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. 7 Ele
desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo. 8 O amor jamais acabará. As profecias
desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá. 9 Com efeito, o nosso
conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. 10 Mas, quando vier o
que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito. 11 Quando eu era criança, falava como
criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o
que era próprio de criança. 12 Agora nós vemos num espelho, confusamente; mas, então,
veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente,
como sou conhecido. 13 Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a
maior delas é o amor.
Resumindo: Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo, respeitando as diferenças do próximo (Cf Mc 12, 28-34).


De mais a mais, cada um tire suas próprias conclusões.


RICARDO BECKER MAÇANEIRO





Nenhum comentário:

Postar um comentário